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Título

Correlação entre as características do ambiente domiciliar e o desempenho motor e cognitivo de lactentes

Orientador

Denise Castilho Cabrera Santos

Autor

Audrei Fortunato Miquelote

Palavra chave

Desenvolvimento Infantil. Desempenho Psicomotor. Lactente.

Grupo CNPQ


Programa

MS - FISIOTERAPIA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

28/02/2011

Nº Downloads

1346

Resumo

Introdução: Pesquisas sugerem que nos primeiros anos de vida, oportunidades (affordances) no ambiente domiciliar são recursos essenciais que promovem ações motoras. Estudos também indicam que o desenvolvimento motor nesta faixa etária é importante para o futuro desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Objetivo: Testar, ao longo do tempo, possíveis mudanças no ambiente domiciliar e sua correlação com o desempenho motor e cognitivo de lactentes. Método: Estudo descritivo e longitudinal no qual 32 lactentes foram avaliados quanto às características do ambiente domiciliar que oportunizam habilidades motoras (questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development - AHEMD-IS) e quanto ao desempenho motor e cognitivo (Bayley Scales of Infant and Toddler Development-III). Os lactentes tinham idade média de nove (±2,1) meses na primeira avaliação e 15,22 (±2) meses na segunda avaliação. As avaliações foram realizadas por fisioterapeuta treinado e ocorreram no Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Neuromotor da UNIMEP ou nas instituições de educação infantil. Para a análise de dados pareados utilizou-se o teste t de Student ou Wilcoxon. Para análise de correlação foi aplicado o Teste de Correlação R de Spearman. Possíveis mudanças no ambiente domiciliar no intervalo de tempo de seis meses (entre a 1ª e 2ª avaliações) foram testadas utilizando o método Cohen´s d que é uma medida de efeito (effect size). O nível de significância adotado no estudo foi de 5%. Resultado: De maneira geral os resultados apontaram que o ambiente domiciliar sofreu modificações no decorrer de seis meses. As mudanças no ambiente domiciliar ocorreram para um número significativo de famílias e envolveram especialmente as dimensões atividades diárias e brinquedos. A análise dos desempenhos motor e cognitivo mostrou que o grupo estudado apresentava, em sua maioria, desempenho adequado (na média esperada ou acima desta) em ambas as avaliações. As análises de correlação indicaram relação positiva e significativa entre aspectos do ambiente domiciliar e os resultados do desempenho motor (atividades diárias e brinquedos e desempenho motor global na 1ª avaliação e o desempenho motor fino na 2ª avaliação; o escore total do ambiente se correlacionou ao desenvolvimento motor fino na 2ª avaliação). Também foi possível evidenciar correlação entre motricidade fina e cognição, sugerindo influências indiretas do ambiente sobre a cognição.Conclusão: O estu do permitiu concluir que o ambiente domiciliar é dinâmico e sofre mudanças significativas durante os estágios iniciais do desenvolvimento de lactentes. As correlações observadas sugerem que as modificações observadas no ambiente podem, tanto ter influenciado, quanto terem sido influenciadas pelo ritmo de desenvolvimento motor entre o 9º e 15º meses de vida. A correlação entre motricidade fina e cognição sugere influências indiretas do ambiente (via habilidades motoras) sobre o desempenho cognitivo de lactentes.

Abstract

Introduction: Research suggests that during the first year, affordances at the home environment are essential resources that promote motor actions. Studies also suggest that the motor development has an important role in future social, emotional and cognitive development. Objective: Throughout time, testing possible changes in the home environment (an inventory for assessing Affordances in the Home Environment for Motor Development - AHEMD-IS) and its correlation with the motor and cognitive performance of infants. Method: A descriptive and longitudinal study in which 32 infants were assessed regarding the characteristics of the home environment that enable motor skills (AHEMD-IS questionnaire) and motor and cognitive performance using the Bayley Scales of Infant and Toddler Development-III. The mean age of infants was nine months (±2.1) during the first assessment and 15.22 months (±2) during the second. The evaluations were conducted by a trained physiotherapist and carried out at the Research Laboratory of Neuromotor Development of UNIMEP or at educational institutions. For the analysis of the paired data, the Student’s-t or Wilcoxon tests were used. For the correlation analysis, the Spearman’s R correlation test was applied. Possible changes in the home environment at a time interval of six months (between the 1st and 2nd assessments) were tested using Cohen’s d effect size analysis. The level of significance adopted in the study was 5%. Results: In general, the results point out that the home environment suffered modifications over the period of six months. The changes in the home environment occurred for a significant number of families and particularly involved the proportions of daily activities and toy play. The analyses of motor and cognitive performance showed that the majority of the study group showed adequate performance (within the average expected or above it) in the 1st and 2nd assessments. The correlation analyses indicated a positive and significant relationship between the aspects of the home environment and the results of the motor performance. It was also possible to find a correlation between fine motricity and cognition, suggesting indirect influences of the environment on cognition. Conclusions: The study concludes that the home environment is dynamic and undergoes significant changes during the early stages of development of infants. The correlations that we noticed suggest that the observed changes in the environment may both have influenced, as has been influenced by the rate of motor development between 9 and 15 months of life. The correlation between fine motor and cognition suggests indirect influences of the environment (via motor skills) on the cognitive performance of infants.