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Título

MODELOS GENÉRICOS DE APURAÇÃO DE CUSTOS DE SERVIÇOS.

Orientador

Clovis Luis Padovezzi

Autor

FRANCO KAOLU TAKAKURA JUNIOR

Palavra chave

contabilidade de custos, empresas de serviço, modelo de custos para serviços.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

15/12/2010

Nº Downloads

3545

Resumo

Durante as últimas três décadas, ocorreram mudanças substanciais no ambiente global dos negócios. Setores emergentes de serviços estão dominando a economia que antes eram conhecidas por seu poder industrial. O segmento de serviços já é considerado pelos investidores e pelo mercado como a principal atividade econômica nos países desenvolvidos e em grande parte dos emergentes. O setor de serviços tem crescido vertiginosamente em vários pilares da economia como: comércio, tecnologia, educação e consultoria. Diante da importância do segmento de serviços nos dias atuais, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a contabilidade de custos nas empresas de serviços. Detectou-se que não existe um modelo genérico de custo para as empresas prestadoras de serviços, tendo sido encontrado aplicações específicas para determinadas atividades de serviços. O referencial teórico, contudo, permitiu identificar que há uma forte similaridade nas estruturas dos modelos de custos de serviços das diversas atividades, que permitiu a proposta de um modelo genérico aplicável a todos os tipos de serviços, exceto nos serviços financeiros. Nesta dissertação foram abordados os elementos, estrutura e processo de execução dos serviços, dos custos, classificações gerais e como principal foi proposto um modelo genérico de custos para as empresas de serviços não financeiras. O modelo geral para as empresas de serviços foi aplicado em três tipos diferentes de serviços: 1) serviço aéreo; 2) serviço logístico e 3) um serviço hospitalar. No caso do serviço aéreo aplicou-se sobre um exemplo do referencial bibliográfico, sendo que os outros exemplos foram realizados a partir de entrevistas com os gestores e análises documentais das empresas pesquisadas, evidenciando que o modelo proposto é aplicável, no geral, a qualquer atividade do segmento de prestação de serviços.

Abstract

During the past three decades, substantial changes occurred in the global environment of business. Emerging sectors of the economy are dominating services that were once known for its industrial power. The services segment is already considered by investors and the market as the main economic activity in developed countries and in most emerging markets. The service sector has grown dramatically in several pillars of the economy: trade, technology, education and consulting. Given the importance of service sector today, we carried out a literature search on cost accounting in the service companies. It turned out that there is a generic model of cost to service providers, having been found for certain specific applications services activities. The theoretical framework, however, identified that there is a strong similarity in the structures of models of service costs of the various activities, which allowed the construction of a generic model applicable to all types of services. This dissertation examines the elements, structure and process of service delivery, costs, general classifications and proposed a general model of costs for business services. The general model for business services was used in three different types of services: 1) airfare, 2) logistics services and 3) a hospital service. In the case of airfare applied the proposed model is an exemplification of the doctrine, and the other examples were made from interviews with managers of the companies surveyed, showing that the proposed model is applicable, in general, any activity segment of service.