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Título

Qualidade de Vida no Trabalho: Avaliação Quali/Quanti de Motoristas de uma Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas

Orientador

Guanis de Barros Vilela Junior

Autor

LUCIANE MANZATTO

Palavra chave

QVS-80, Percepção de dor, Qualidade de Vida no Trabalho.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

23/02/2012

Nº Downloads

8056

Resumo

Este estudo tem como objetivo relacionar aspectos subjetivos e objetivos da qualidade de vida de motoristas de caminhão de carga. Metodologicamente foi empregado o Questionário de Qualidade de Vida e da Saúde (QVS-80) para avaliar a Qualidade de Vida (QV) no ambiente de trabalho, e o Diagrama de Corlett, para avaliar a percepção de dor e fazer uma avaliação cinemática da coluna vertebral lombar. Em um total de 39 voluntários do sexo masculino, com idade média de 43 anos, verificamos, através dos domínios do questionário, que os voluntários apresentaram uma percepção de saúde e de qualidade de vida excelente, mesmo com a atividade física aquém do esperado, não sendo esta, sinônimo de QV e saúde. Com relação aos desconfortos, a região da coluna lombar é apontada como a de maior incidência de dor. Ao correlacionar dados dos voluntários que indicaram esta dor com voluntários que não a sinalizaram, os dados mostram que indivíduos com dores apresentam maiores angulações entre trocânter maior do fêmur e crista ilíaca. Isso pode indicar maior amplitude angular da coluna no momento de acionar a embreagem, o que possibilita o desencadeamento de processos dolorosos, além de induzir os caminhoneiros a realizarem o movimento com velocidade média menor quando comparado aos indivíduos sem queixas de dor. Tal fato sinaliza também um movimento mais lento para execução da tarefa, o que pode gerar problemas posturais relacionados ao ambiente de trabalho. Um motorista com a saúde irregular está mais propenso a provocar ou sofrer acidentes nas estradas, desta forma é importante a constante avaliação e a busca por melhoras da Qualidade de Vida destes profissionais.

Abstract

This study aims to relate subjective and objective aspects of quality of life of truck drivers. Methodologically, we employed the Questionnaire Quality of Life and Health (QVS-80) to assess the quality of life (QOL) in the workplace, and Diagram Corlett, to assess the perception of pain and to assess kinematics of the spine back. A total of 39 male volunteers, mean age 43 years, we found, across the domains of the questionnaire, the volunteers showed a perceived health and quality of life excellent, even with physical activity less than expected, not which is synonymous with QOL and health. With respect to discomfort, the lumbar spine is considered to have a higher incidence of pain. By correlating data from volunteers indicated that this pain with volunteers who do not signaled, the data show that individuals with pain had higher angles between greater trochanter and iliac crest. This may indicate a greater angular amplitude of the column at the time of activating the clutch, which allows the triggering of painful processes, in addition to inducing the truck to perform the movement with an average speed less when compared to those without pain complaints. This fact also indicates a slower motion to the task, which can cause postural problems related to the workplace. A driver with irregular health is more likely to cause or be injured on the roads, so it is important to search for constant evaluation and improvement of quality of life of these professionals.