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Título

O ENSINO SUPERIOR NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL – Discutindo Sua Identidade Salesiana

Orientador

BRUNO PUCCI

Autor

DILSON PASSOS JUNIOR

Palavra chave

Ensino superior; Dom Bosco; sistema preventivo; salesianidade; UNISAL.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

708

Resumo

Este trabalho investiga se o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – permanece fiel aos critérios educacionais elaborados por João Bosco no século XIX para atender então a adolescentes e jovens das classes populares. Para esta análise adota-se como referencial teórico o Historicismo. Analisa-se a Itália no século XIX no seu Risorgimento político e o confronto entre a mentalidade rural de matriz medieval e a urbana, burguesa e liberal. Neste contexto de confrontos João Bosco elabora seu projeto educativo denominado Sistema Preventivo, em que a presença física e afetiva do educador é a chave para a educação. Este projeto educacional é implantado em vários países, inclusive no Brasil, como um braço da romanização encetada pelo papa Pio IX e entendida pelos salesianos como uma ação catequética e civilizatória. Em 1952 os salesianos estendem sua ação para o Ensino Superior implantado sucessivamente nas cidades paulistas de Lorena, Americana e Campinas. Como o fundador não havia contemplado em seus projetos de trabalho com a juventude, o atendimento ao ambiente universitário, há a rejeição da maior parte dos sócios salesianos a essa presença no ensino superior, entendendo-a como infidelidade ao projeto da congregação que se destinava aos jovens pobres e marginalizados. No final do século XX o projeto universidade salesiana, já implantado e consolidado, é assumido por meio das IUS – Instituições Universitárias Salesianas - congregando mais de cinqüenta escolas salesianas de ensino superior no mundo. O questionamento central deste trabalho é se existe efetivamente uma identidade salesiana no UNISAL ou se ela seria apenas um simulacro. A questão é analisada a partir do discurso institucional e da prática docente procurando verificar se os alunos do UNISAL estão imbuídos dos princípios e valores educacionais salesianos. A tese, a partir da análise do Mito fundacional, dos ritos institucionais e dos símbolos da fundação salesiana, procura verificar se a incidência do ideário desta agência de educação confessional é real no ambiente universitário ou se sua ação está antes nos discursos institucionais que nas práticas da docência.

Abstract

This paper investigates whether the Salesian University Center of São Paulo - UNISAL - remains faithful to the educational criteria established by John Bosco in the nineteenth century to meet then the teenagers from the popular classes. For this analysis we adopt as a theoretical Marxist historicism. It looks at Italy in the nineteenth century political Risorgimento and the confrontation between the rural mentality with medieval matrix and urban, bourgeois and liberal. In this context of confrontation, John Bosco prepares its educational project called Preventive System, where the physical and emotional presence of the educator is the key of the education. This educational project is implemented in several countries, including Brazil, as an arm of Romanization initiated by Pope Pius IX and understood by the Salesians like catechetical and civilization activity. In 1952 the Salesians extended their action successively deployed Higher Education in the cities of São Paulo: Lorena, Americana and Campinas. As the founder had not included in their project work the youth service to the university environment, there is the rejection of most members of the Salesian presence in the higher education, understanding it as disloyalty to the design of the congregation, for poor and marginalized young. In the end of twentieth century the Salesian University design, already implemented and consolidated, is assumed through the IUS - Salesian Institution University - bringing together more than fifty Salesian schools of higher education in the world. The question of this paper is whether there is indeed a Salesian identity in UNISAL or if it would just be a sham. The question is examined from the institutional discourse and practice of teaching students trying to verify whether UNISAL are imbued with the Salesian educational principles and values. The thesis, based on the analysis of the foundational myth, rites and symbols of the institutional foundation Salesian seeks to verify the incidence of the ideals of this agency confessional education in the university environment is real or if its action is before the speeches institutional practices of teaching.