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Título

PARA UNA EPISTEMOLOGÍA DE LA INTERCULTURALIDAD

Orientador

Bruno Pucci

Autor

Juan Covarrubias Cárdenas

Palavra chave

Epistemologia; interculturalidade; cultura moderna; cultura originária; ciência

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

4523

Resumo

O intuito do presente trabalho é mostrar ao leitor o panorama da “interculturalidade” na Bolívia a partir de uma perspectiva epistemológica. O trabalho foi motivado principalmente pela promulgação da Lei 070 no ano 2010, na qual se ordena a estruturação de novos currículos da educação secundária e superior sob a perspectiva da cosmovisão das culturas originárias. O problema da tese surge do projeto de subordinar a transmissão e a produção de conhecimentos científicos a uma cosmovisão tipicamente pré-científica. É um problema de ordem epistemológica. Para os efeitos teóricos de nossa pesquisa, definimos epistemologia como o conhecimento filosófico do conhecimento científico moderno. Interculturalidade, por sua vez, é o amplo horizonte de interações e intercâmbios entre as pessoas ou grupos humanos pertencentes a duas ou mais culturas diferentes, intercâmbios que atravessam todas as experiências humanas. Ora, a interculturalidade é um fenômeno histórico antes que uma teoria. Por razões de delimitação metodológica, a presente pesquisa olha o fenômeno da interculturalidade a partir do plano da educação. Na perspectiva epistemológica, aparecem neste trabalho, por um lado, os grandes traços dos elementos característicos do conhecimento das culturas originárias e, por outro, da modernidade ocidental. O primeiro capítulo é dedicado ao exame da interculturalidade na história educacional do século XX e da primeira década do atual. Os capítulos II a VI expõem a evolução da episteme da modernidade através de seus representantes mais influentes. O propósito desta seção é mostrar, por uma parte, seu itinerário com as suas transformações e etapas e, por outra, a natureza de suas relações com os processos socioeconômicos. A evolução da epísteme da modernidade, dessa maneira, se vincula ao desenvolvimento do capitalismo. Chegando ao ponto do apogeu evolutivo do modelo clássico, o trabalho apresenta um quadro sincrônico desse paradigma, a fim de tomar nota de seus principais componentes teóricos. Essa é a tarefa de do capítulo VII. O confronto analítico entre a episteme da modernidade e as formas de conhecimento das culturas originárias aparece na conclusão do trabalho. Tomando como referência a ótica das Ciências da Natureza não se percebem caminhos de aproximação entre esses modelos, ao passo que o conceito metodológico da compreensão e da hermenêutica, ambos construídos pelas Ciências Humanas, fornecem uma via mais segura para uma epistemologia da interculturalidade.

Abstract

The intention of this paper is to show the reader a view of the interculturality in Bolivia from an epistemological perspective. This research has been driven primarily by the promulgated 070 Law, which instructs the renewal of secondary and higher education`s curricula from the world view of indigenous cultures. That is precisely the problem of this thesis: Is it possible from an epistemological point of view to subjugate the modern science to a pre-scientific worldview? We are going to define epistemology as the philosophical knowledge of modern scientific knowledge mean while interculturality is a wide horizon of interactions and exchanges between individuals or groups of people belonging to two or more cultures. These exchanges occur throughout all the human experiences. As we can see, interculturality is a processual phenomenon and not just a theory. For reasons of methodological definition, this research looks at the phenomenon of interculturality from the level of education. From a epistemological perspective, we show in this paper in broad strokes, the most important features not only of the indigenous cultures but also of the western modernity. The main object is to clarify the features of such ways of knowledge, to zoom and analyze every detail about it. Consequently, the first chapter is devoted to a discussion of interculturality in the educational history of the XX century and its first decade. From chapters II to VI we present the evolution of the episteme of modernity through its most influential representatives. The purpose of this section is to show, first, its journey with its transformations and phases and, secondly, the nature of its relationship with the socio-economic processes. The evolution of the episteme of modernity, this way, is linked to the development of capitalism. Once we get to the peak point of the evolution of the classical model, the paper presents a synchronous design of the classic paradigm in order to take note of its main theoretical components. That is the purpose of chapter VII. The analytical comparison between the episteme of modernity and how the indigenous cultures acquire their knowledge is at the Conclusion of this thesis. From the perspective of the Natural Sciences there are no prospects of rapprochement between the two models, yet, the methodological concept of understanding and hermeneutics built by the Human Sciences offer a safer way to the epistemology of interculturality