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Título

ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO: O CASO DE UMA UNIDADE DE USINAGEM DO SETOR DE MÁQUINAS-FERRAMENTA

Orientador

Alceu G. Alves Filho

Autor

Gilson Gibson Pereira

Palavra chave

ESTRATEGIA DE PRODUCAO

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/1998

Nº Downloads

1618

Resumo

Este trabalho descreve as estratégias de produção identificadas e implementadas pela Unidade de Usinagem de uma empresa brasileira de máquinas-ferramenta nos últimos 12 anos. A estratégia de produção foi analisada, examinando as prioridades competitivas da unidade de usinagem e suas relações com as estratégias competitivas da empresa. Também, para as mudanças técnicas, implementadas nas diversas áreas/setores considerou-se as estratégias adotadas e algumas das mudanças político-econômicas do País. Os resultados da pesquisa mostram que a estratégia de produção dessa unidade de usinagem tornou-se mais complexa a partir do aumento da competição do mercado: da estratégia fundamentada na Qualidade e Flexibilidade para uma estratégia que também agrega redução dos Custos e Desempenho nas Entregas.

Abstract

In this paper we describe the manufacturing strategies implemented in the machining production unit of a Brazilian firm over the last 12 years. We analyse manufacturing strategies by examining production priorities and its relationships with competitive strategies of the firm and with technical changes carried out in the machining unit. Results of this piece of research show that manufactoring strategy in this firm has become more complex as the level of competition grew in the national market: from a strategy based on Quality and Flexibility to one that also includes reduction of Costs and fulfillment of Time Delivery.