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Título

Formação profissional para atuação em lazer: produção acadêmica no período de 2005 a 2009

Orientador

Cinthia Lopes da Silva

Autor

ROSANA DE ALMEIDA E FERREIRA

Palavra chave

formação profissional em lazer, atuação profissional em lazer, produção...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

24/02/2011

Nº Downloads

2000

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar como a questão da formação profissional, para atuação no lazer, vem sendo discutida no âmbito acadêmico, nos últimos cinco anos (2005-2009). O lazer é uma área que tem se expandido cada vez mais no Brasil, e estudar a formação dos profissionais que trabalham com lazer é de grande relevância, na tentativa de reverter a situação da formação de quadros para essa atuação. No entanto, se por um lado a discussão sobre o lazer é vasta, por outro, muitos profissionais que trabalham nesse campo tem uma visão restrita, em termos de conteúdos culturais, da ação de difusão e participação em tais conteúdos, e no sentido de mediação de valores. Faz-se necessária uma compreensão mais ampla das questões relativas ao lazer e de seu significado para o ser humano, uma vez que na sociedade, o problema relacionado à qualificação profissional pode implicar na promoção do lazer centrado em uma concepção funcionalista e, muitas vezes, reforçada pelo senso comum. Um outro ponto relaciona-se com as disciplinas vinculadas ao lazer, as quais foram, aos poucos, se proliferando nos cursos de Educação Física, e apresentavam, em sua maioria, a difusão do lazer numa perspectiva reducionista, ou seja, restrito a brincadeiras, jogos e outras ações de caráter ocupacional. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Quanto ao tipo, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, a partir de um levantamento de teses e dissertações no período de 2005 a 2009. Foram analisados oito trabalhos, sendo duas teses de doutorado e seis dissertações de mestrado. A Região Sudeste teve destaque, pelo número maior de pesquisas realizadas sobre a temática em questão, nos últimos cinco anos, e também, pela produção em universidades públicas. Quanto à área de atuação dos pesquisadores, a maioria é da Educação Física. A questão da formação profissional evidenciou-se na maioria dos trabalhos, de maneira crítica, alertando para problemas existentes com relação à formação dos profissionais. Uma das críticas apontadas salienta a visão restrita do lazer por parte dos alunos/profissionais. Embora com objetivos e públicos alvos distintos, ficou evidente nas pesquisas analisadas, a preocupação com a questão relacionada à formação profissional, para atuação no lazer. Propostas para políticas públicas de formação profissional, além de propostas metodológicas para a mediação na formação dos profissionais, são algumas demonstrações das preocupações e apontamentos na tentativa de rever a situação de quadros para atuação no lazer.

Abstract

The aim of this study is to verify how the question of professional formation, to work at leisure, has been discussed within academic circles, in the last five years (2005-2009). Leisure is an area that has increasingly expanded in Brazil, and study the formation of professionals who work with leisure is very relevant, in an attempt to reverse the situation of staff training for such performance. However, if in one hand, the discussion about leisure is vast, on the other hand, many professionals working in this area has a narrow view in terms of cultural content, the action of diffusion and participation in such content, and towards mediation values. There needs to be a broader understanding of issues relating to leisure and its significance for humans, as in society, the problem related to professional qualifications will involve the promotion of leisure centered on a functionalist conception and often reinforced by common sense. Another point relates to the disciplines related to leisure, which were slowly proliferating courses in Physical Education, and had, in most cases, the spread of leisure in a reductionist perspective, in case, restricted to play games, sports and other alternatives to occupational aspects. This work appears as a qualitative and quantitative research. Regarding the type, characterized as literature review, from a survey of theses and dissertations in the period 2005 to 2009. We analyzed eight studies, two doctoral theses and six master’s degree dissertations. The Southeast Region was highlighted by the greater number of researches conducted on the topic in question, in the last five years, and also for the production in public universities. As the work area of researchers, most comes from Physical Education. The issue of professional formation was evident in most studies, critically, warning of problems with regard to professional formation. One of the critics highlights the restricted vision of leisure by the students / professionals. Although the different goals and target audiences, was evident in the studies analyzed, the concern with the issue related in the formation to work at leisure. Proposals for public politics in professional formation and methodological proposals for mediation in that formation are some of the concerns statements and notes in an attempt to review the action at leisure.