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Título

TRANSIÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 9000 PARA A QS 9000 ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO ELETRO-ELETRÔNICO

Orientador

Paulo Augusto Cauchick Miguel

Autor

Antonio Carlos de Campos

Palavra chave

QS 9000, ISO 9000, Indústria Eletro-eletrônica

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/1998

Nº Downloads

5202

Resumo

A busca pela garantia da qualidade tem sido uma tônica nas últimas décadas. Com a evolução da tecnologia e a complexidade das organizações, e até mesmo da sociedade, o referencial dos clientes mudou. Eles exigem melhores produtos e serviços. Não é mais aceitável pagar por um produto ou serviço que não atenda às necessidades dos usuários. Dentre os segmentos industriais, o setor automotivo é um dos mais exigentes. Os clientes exigem que as empresas busquem a melhoria contínua visando alcançar maiores níveis de qualidade e competitividade. Neste ambiente, as certificações do sistema da qualidade são um primeiro patamar para se alcançar maiores condições de competitividade. Este trabalho propõe, a partir de um estudo de caso, analisar um processo de certificação em uma empresa fornecedora do setor automotivo. Para tanto, é apresentada uma análise decorrente da transição da certificação da ISO 9000 para QS 9000 em uma empresa do segmento eletro-eletrônico, atuante no mercado de autopeças. Inicialmente, é relatada a visão dos autores reconhecidos na área da qualidade sobre o que é qualidade, seu gerenciamento, assim como uma visão histórica da evolução dos processos de certificação, chegando até a atualidade. Através do estudo de caso apresentado é possível descrever sobre os procedimentos implantados para adaptar a empresa à QS 9000, bem como os resultados obtidos. Analisando tanto os resultados positivos como também os negativos, é possível identificar as dificuldades encontradas, considerando o processo de certificação como mecanismo de garantia de qualidade. O trabalho conclui que a certificação é condição necessária, melhora a performance da empresa, mas não é suficiente, na busca de maior qualidade e competitividade.

Abstract

The search for quality assurance has been predominantly in the past decades. With the evolution of tecnology, complexity of companies and even the society, the referencial of the customers has changed. They demand better products and services. It is not aceptable to pay for products and services that not satisfy the user necessities. One of the most demanding industrial sector is the automotive. Customers demand that the enterprises pursue continous improvement in order to achieve high levels of quality and competitiviness. In this context, the certification of the company quality system is the first step to obtain better conditions of competitiviness. This work proposes to study a certification process in a supplier of the automotive industry. It is shown an analysis of the transition from ISO 9000 certification to QS 9000. Initially, an overview of some recognized authors of quality area is presented. Quality concept, its management and an historic evolution of the certification process is also provided. Through a case study, it is possible to describe the implemented procedures to adapt the conpany quality system to QS 9000 system. The obtained results is presented as well. The positive and negative results are analized and the difficulties to implement this process is identified, considering the certification process to achieve quality assurance. The work concludes that the certification process is a necessary condition to improve company performance but it is not enought in the search for achieving better quality and competitiviness.