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Título

PLANEJANDO E CONTROLANDO A PRODUÇÃO EM UM AMBIENTE ERP : UM ESTUDO DE CASO

Orientador

SÍLVIO ROBERTO IGNACIO PIRES

Autor

KARL HEINZ KLUMPP

Palavra chave

Sistemas Corporativos, Sistemas de Planejamento e Controle da Produção, Unidades

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

23/09/1999

Nº Downloads

3827

Resumo

Recentemente, a competição mundial aumentou significativamente na indústria de manufatura. No setor automotivo, vários fatores têm contribuído para isso, principalmente a atual globalização do mercado e os processos de fusão e de aquisição. Então, é imperativo o estabelecimento de estratégias de manufatura e tornar-se, de fato, um fabricante de classe mundial. Neste trabalho a implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é tratado sob uma perspectiva estratégica, sendo destacados alguns pontos relativos a uma pesquisa empírica conduzida em uma empresa de autopeças, com enfoque principalmente nas atividades de gerenciamento da produção. A metodologia utilizada para a apresentação e condução do trabalho foi predominantemente descritiva, baseada em três fases distintas. Para entender a necessidade de implementação de um sistema ERP, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre estratégia competitiva. Seguiu-se então uma pesquisa dos tradicionais sistemas de gerenciamento da produção (PCP), e posteriormente realizou-se um “estudo de caso” sobre a implementação de um sistema ERP em uma empresa de autopeças. Atualmente, em muitas empresas a integração entre a manufatura, unidade de negócios e a corporação formaliza-se através dos sistemas ERP. No estudo de caso realizado, os resultados preliminares mostram um significativo ganho em termos de produtividade, obtidos com a adoção do sistema, apesar das dificuldades operacionais ocorridas durante a fase inicial da implementação.

Abstract

Recently, competition has increased significantly in the manufacture industry worldwide. In the automotive industry, several factors have contributed to this, mainly the current market globalization and the merger and acquisition processes. Then, it is imperative the establishment of manufacturing strategies and become really a world class manufacturer. In this work, the implementation of a Enterprise Resource Planning (ERP) system is treated under a strategic perspective, and some points from an empirical research conducted in an automotive company are highlighted, which emphasizes the production managing activities. The adopted methodology for the presentation and conduction of this work was predominantly descriptive and based on three different stages. For understanding the need of implementing an ERP system, initially a bibliographical research on competitive strategy was carried out. After this, a bibliographical research on the traditional manufacturing management systems and a case study about the implementation of an ERP system was also conducted. Currently, in many companies the integration among the manufacturing, business units and the corporation are formalized through the ERP systems. In this case study, the preliminaries results show a significant gain in productivity obtained with the adoption of the system, in spite of the operation difficulties occurred during the initial stages of its implementation.