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Título

ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO ENTRE A ESTRATÉGIA COMPETITIVA, A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A ESTRATÉGIA DE MANUFATURA DE UMA EMPRESA DE MÁQUINAS-FERRAMENTA

Orientador

José Antonio Arantes Salles

Autor

Sandro Luiz de Carvalho Neves

Palavra chave

Estratégia Competit iva, Estratégia de Manufatura e Estratégia de Marketing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

30/09/1999

Nº Downloads

1922

Resumo

Este trabalho tem como finalidade principal identificar, através de análise própria de um estudo de caso, a congruência entre a Estratégia Competitiva, a Estratégia de Marketing e a Estratégia de Manufatura de uma empresa de máquinas-ferramenta. Para a realização desta análise, foi uti l i zado um conjunto de contribuições bibliográficas recentes sobre o assunto; bem como um levantamento da situação do setor de máquinas-ferramenta no Brasil , de 1984 a 1997; mesmo período que é uti l i zado para a análise das estratégias da empresa. O estudo sobre a evolução do setor, teve como objetivo contextualizar o posicionamento estratégico da empresa numa perspectiva mais ampla, procurando-se entender assim o ambiente competitivo da indústria em que a empresa opera. A definição do período para o estudo foi resultado da disponibilidade de dados secundários do setor, obtidos através de publicações da ABIMAQ e de visitas ao seu departamento de máquinasferramenta. O levantamento das informações sobre a empresa se deu inicialmente mediante a experiência própria de trabalho na mesma, uma análise vivencial portanto; e posteriormente, através de visitas à planta e de entrevistas com as pessoas responsáveis pelas áreas envolvidas. Para aprofundar a análise da interação entre as estratégias, as informações prestadas pelos diretores foram contrapostas com os principais planos de ação adotados pela empresa durante o período em questão.

Abstract

This work has as main purpose to identify, through proper analysis of a case study, the congruence among Competitive, Marketing and Manufacturing Strategies of a machine-tool company. For the accompl ishment of this analysis, a group of recent bibliographical contributions about the subject was used, as wel l as a study about the situation of the machine-tool sector in Brazil , from 1984 to 1997; same period which is used for the analysis of the strategies of the company. The study about the evolution of the sector had as an objective contextualize the strategic positioning of the company in a wider perspective, trying, this way, to understand the competitive environment in which the company operates. The defini tion of the period for the study was a result of secondary data availabi l i ty of the sector, obtained through publications by ABIMAQ and visits to i ts department of machine-tool. The information gathering about the company was ini tial ly performed through the own work experience in it, an living analysis, therefore; and, later, through visits to the plant and interviews with the responsible people for the involved areas. To deepen the analysis of the interaction among strategies, the information rendered by the directors were contraposed with the principal improvement programs adopted by the company during the period in subject.