Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES EM UMA RELAÇÃO MONTADORA-FORNECEDOR

Orientador

Sílvio Roberto Ignácio Pires

Autor

José Alcides Gobbo Junior

Palavra chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Materiais, Parceria, Outsourcing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

17/09/1999

Nº Downloads

13463

Resumo

A competição mundial tem-se acirrado significativamente com o advento da globalização. Em paralelo novas tecnologias e formas de organização da produção têm surgido como respostas a esses crescentes desafios. Nesse contexto, a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM) surgiu como uma nova fronteira promissora para o desenvolvimento de vantagens competitivas. Cada vez mais empresas estão utilizando a SCM para explorar as ligações entre sua própria organização e seus fornecedores e consumidores. Neste trabalho, SCM é abordada como sendo uma evolução da gestão de materiais tradicional, passando pela utilização dos sistemas de planejamento e controle da produção, em direção às práticas e inovações sendo implementas na área. Algumas das tendências e novas ferramentas utilizadas numa efetiva SCM são também discutidas, como a Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response – ECR), o Consórcio Modular, o Comércio Eletrônico (e-commerce), dentre outros. O trabalho também apresenta um estudo de caso conduzido junto a uma grande empresa montadora de tratores e um de seus representativos fornecedores, que apontou uma série de desafios e oportunidades para ambos. Isso requisitou uma série de transformações em ambas as partes que têm proporcionado a obtenção de vantagens competitivas duradouras na SCM.

Abstract

The world competition is increasing with the globalisation. In parallel, new technologies and production organisation forms has appeared like response for this growing challenges. In this context, Supply Chain Management (SCM) surged like a new frontier for the development of competitive advantages. More and more enterprises are using SCM to exploit the links between themselves and their suppliers and customers. In this work, SCM is approached like an evolution of the traditional material management, through the utilisation of planning and production control systems, in direction to the practices and innovations that are being implemented in the area. Some of the tendencies and news tools that uses in an effective SCM are discussed too, like Efficient Consumer Response (ECR), Modular Consortium, e-commerce, and others. This thesis presents too a study case leaded together a large tractor manufacturer and one of its key supplier, which aimed a series of challenges and opportunities for both. This required transformations in both parts, which has afforded the acquisition of durable competitive advantages in SCM.