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Título

PORTUGUÊS DOS QUINHENTOS: CULTURA, GRAMÁTICA E EDUCAÇÃO EM FERNÃO DE OLIVEIRA

Orientador

JOSÉ MARIA DE PAIVA

Autor

ADRIANA DUARTE BONINI MARIGUELA

Palavra chave

PORTUGAL; PORTUGUÊS; SÉCULO XVI; CULTURA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/03/2006

Nº Downloads

3160

Resumo

O objetivo desse trabalho é investigar a concepção e a vivência de cultura e educação na sociedade portuguesa, tendo como referência a obra de Fernão de Oliveira, A Grammatica da Lingoagem Portuguesa, publicada em Lisboa no ano de 1536. A proposta está centralizada na análise da construção das normas da língua portuguesa na Gramática: para além da estrutura formal, investigar as questões culturais e históricas que levaram à formalização da obra. Para estabelecer a relação entre cultura, educação e gramática em Fernão de Oliveira, optei por dois recortes: os descobrimentos e o movimento da impressão em Portugal no início do século XVI. A primeira gramática da língua portuguesa saiu dos prelos no período em que Portugal e os portugueses começaram o movimento de se afirmarem como nação. Nesse trabalho, sustento que a identidade nacional estava associada ao desenvolvimento da arte da navegação, da arte da imprimissão e da arte da gramática. A produção de conhecimento no século XVI e o alargamento da visão de homem e de mundo são analisados a partir da episteme da semelhança e para tanto, utilizo como referência Michel Foucault. Partindo do princípio foucaultiano de que no século XVI, conhecer é estabelecer semelhanças analiso a experiência do homem português quinhentista. Concluo sinalizando que através do uso da língua materna, a cultura, a educação e a gramática se entrelaçam nas vivências do português renascentista e que Fernão de Oliveira fez-se um educador à medida que através das diferenças anotou, analisou, desenvolveu e vivenciou a identidade.

Abstract