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Título

MODELO COMPUTACIONAL PARA GESTÃO DE FROTAS UTILIZANDO MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE

Orientador

CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA

Autor

MARCELO ELOY FERNANDES

Palavra chave

Modelo Computacional, Confiabilidade, Manutenção,

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

15/12/2010

Nº Downloads

5920

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo a proposta de um modelo computacional para avaliação de falhas na gestão de frotas. Tal proposta estabelece a relação entre as ferramentas computacionais e a necessidade de se obter informações, fidedignas e em intervalos de tempo aceitáveis como válidas, para as necessidades de tomada de decisão, confiabilidade, disponibilidade e gestão de sistemas. Somando-se a isso, este estudo busca fornecer informações relevantes e precisas, de forma a minimizar e atenuar ações de falhas que possam vir a ocorrer, comprometendo o funcionamento de toda a base operacional da organização. Para dar maior robustez ao estudo, foi utilizada a metodologia qualitativa e quantitativa na forma de estudo de caso em uma corporação do segmento de transporte rodoviário interestadual, ao qual se entende buscar ambiente propício ao fomento deste trabalho. Assim, os resultados aqui alcançados com a utilização do modelo impactaram na diminuição de ocorrências de falhas e riscos nos equipamentos e operações na empresa estudada, bem como no tempo dessas atividades, fator preponderante para tomada de decisão. Portanto, o modelo computacional ora desenvolvido mostrou ser de grande utilidade na busca de maior ganho operacional, aumento da confiabilidade e melhoria de desempenho.

Abstract

The present research aims to study the computation mapping for evaluation of Failure Indicators in the fleets Management. Such proposal establishes the relation between the computational tools and the necessity to get fidedigne information on period of acceptable intervals as valid to the demands for decision making, reliability, availability and critical systems management. Besides that, this study searches to supply relevant and precise information as minimizing and mitigating failure actions that can occur, compromising the running of all organization’s operational. In order to give robustness to the study, it was applied a qualitative and quantitative methodology as a case study in a corporation which belongs to the interstate road transport segment, in which it is understood to search a propitious environment to this paper’s foment. Thus, the results reached here had an impact on the reduction of failure and risks occurrences in the equipment and operations, as well as in their operational time. Therefore, the developed computational model shows great utility in the search for operational benefit.