Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS BÁSICOS DA MANUTENÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO RCM: UM ESTUDO DE CASO.

Orientador

Carlos Roberto Camello Lima

Autor

Renzo Guedes Pinto

Palavra chave

IMPLANTAÇÃO RCM

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2008

Nº Downloads

1703

Resumo

Nós últimos anos, a manutenção tem tido papel de destaque como um pilar que pode ajudar as empresas a se tornarem mais competitivas em um mundo cada vez mais globalizado. Ferramentas de gestão da manutenção, como o RCM e o TPM, têm tido destaque neste processo. Alguns aspectos básicos da manutenção, quando trabalhados de forma consistente, podem trazer resultados para a organização e preparar a mesma para a adoção de ferramentas de gestão. Este trabalho tem como objetivo mostrar que os aspectos básicos da manutenção, quando bem organizados e consistentes, podem trazer benefícios às empresas. Desenvolve-se a diagnose de alguns aspectos básicos da manutenção pré-determinados em uma empresa multinacional com destacado papel no ramo do agro negócio, sendo que a área escolhida para diagnose é a área de moagem de soja. O estudo abrange plantas do grupo no Brasil, comparando índices de custo e eficiência com resultados da diagnose, mostrando que, quanto mais consolidada a gestão dos aspectos básicos da manutenção, melhores os resultados obtidos nestas plantas em custos e eficiência. A metodologia de pesquisa está baseada em um estudo de caso entre três plantas do grupo, o qual oferece evidências de que a base de bons resultados da empresa passa pela organização consistente de aspectos básicos da manutenção, que muitas vezes são relegados a um segundo plano em diversas organizações.

Abstract

Over the last few years, maintenance has had a prominent role as a pillar which can help companies become more competitive in a world that is becoming ever more globalized. Maintenance management tools like RCM and TPM have stood out in this process. Some basic aspects of maintenance, when worked with in a consistent way, can bring about results for the organization, and prepare it for the adoption of those management tools. The objective of this work is to show that the basic aspects of maintenance, when well organized and consistent, can produce real benefits to the companies. With a case study, a diagnosis of some pre-determined basic aspects of maintenance is developed in a multinational company with an outstanding role in the agro-business. The chosen area for diagnosis is soybean crushing. The study includes plants of the group in Brazil, comparing indexes of cost and efficiency with the results of the diagnosis, showing that the more consolidated the management of the basic aspects of the maintenance, the better the results obtained in these plants related to costs and efficiency. The research methodology is based on a case study among three of the group’s plants and shows evidence that the basis for good company results goes through the consistent organization of the basic aspects of maintenance, which in several organizations is often left in the background.