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Título

INICIAÇÃO ESPORTIVA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A OBJETIVIDADE DA ANÁLISE BIOMECÂNICA E A SUBJETIVIDADE DA QUALIDADE DE VIDA

Orientador

Guanis de Barros Vilela Júnior

Autor

GUSTAVO CELESTINO MARTINS

Palavra chave

Iniciação Esportiva, Qualidade de Vida, Biomecânica

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Data da defesa

07/07/2011

Nº Downloads

1441

Resumo

Com a preocupação dos pais em relação a Qualidade de Vida (QV) de seus filhos, estes, muitas vezes, são colocadas em programas de iniciação esportiva, com o objetivo de promover sua qualidade de vida (QL) e otimizar do processo de desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi comparar a Qualidade de Vida de crianças que participam de uma escolinha de iniciação esportiva de basquetebol, com crianças de uma escola pública que não participa de projetos de iniciação esportiva, através de variáveis perceptivas (QV) e objetivas (biomecânica). Participaram desse estudo 46 crianças de 9 a 12 anos de idade, do gênero masculino, com idade média de 10,41 (± 1,08) anos, sendo 25 alunos da rede estadual de ensinoparticipantes das aulas de educação física e 21 alunos participantes de programa de iniciação esportiva. Estudo quali-quantitativo de caráter transversal, que utilizou dados objetivos através de análise cinemática e cinética de um salto vertical em uma plataforma de força, medidas antropométricas e a flexibilidade através do uso do banco de Wells; os dados subjetivos foram obtidos com o questionário AUQUEI. Com os resultados pode-se verificar que ambos os grupos estão com uma QV satisfatória, porém os alunos do clube estão melhores na percepção de QV com uma pontuação de 54,24 (± 5,60), enquanto os alunos da escola tiveram uma pontuação de 52,88 (± 6,02). Já nos dados biomecânicos, os alunos do clube também tiveram resultados melhores que os da escola, na força média de impulso vertical os alunos do clube obtiveram média de 71,86 (± 16,78)kgf, e os da escola 59,53(±9,47) kgf; isso pode ser devido ao fato dos mesmos serem de uma faixa etária maior, e de fazerem parte de um programa de iniciação esportiva. A flexibilidade foi o único parâmetro onde os alunos da escola (0,26m ± 0,06) apresentaram pontuação maior que os do clube (0,23m ± 0,06), fator este que pode estar relacionado com a idade.

Abstract

With the preoccupation of parents regarding the quality of life (QOL) of their children, they often are placed in programs for sports initiation, in order to promote their quality of life (QL) and optimize the development process. The aim of this study was to compare the quality of life of children who attend a school for sports initiation basketball with children in public schools that do not participate in projects of a sport through perceptual variables (QOL) and objective (biomechanics) . Participated in this study 46 children aged 9 to 12 years of age, males with a mean age of 10.41 (± 1.08) years, 25 students from state schools participating in physical education classes and 21 students participating sports program initiation. Qualitative and quantitative study of cross-sectional nature, which used objective data by kinetic and kinematic analysis of a vertical jump on a platform of strength, flexibility and anthropometric measurements through the use of bank Wells subjective data were obtained with the questionnaire Auquei. The results can be seen that both groups are in a satisfactory QOL, but students are the best club in the perception of QoL with a score of 54.24 (± 5.60), while school students scored of 52.88 (± 6.02). Already in the biomechanical data, students in the club also had better results than those of the school, the average strength of the vertical stroke of the club students achieved an average of 71.86 (± 16.78) kgf, and the school 59.53 (± 9.47) kgf; this may be due to the fact that they are of a higher age, and being part of a program of sports initiation. Flexibility was the only parameter where school students (0,26m ± 0,06) had higher scores than the club (0,23m ± 0,06), a factor that may be related to age.