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Título

LAZER: tempo livre e indústria cultural. Contribuições de Adorno para os estudos do lazer

Orientador

NELSON CARVALHO MARCELLINO

Autor

ÉRICA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES

Palavra chave

Adorno, lazer, cultura, indústria cultural, tempo livre.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

10/08/2010

Nº Downloads

1320

Resumo

O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições de Adorno para os estudos do lazer, a partir das relações entre as “categorias” indústria cultural e tempo livre. Ao destacar e analisar a contribuição do autor para a formulação de uma possível “teoria do lazer”, busca-se contribuir para o embasamento teórico de projetos que estudem as relações entre lazer e cultura e lazer e sociedade, bem como projetos de ação na área. O trabalho foi efetuado por pesquisa bibliográfica. O levantamento bibliográfico foi efetuado no Sistema de Bibliotecas da Unimep e Unicamp, em ferramentas disponíveis na Internet, e no Banco de Dissertações e Teses da Capes, este último no período de 2005 a 2009, a partir das palavras-chave: lazer, cultura, indústria cultural, tempo livre e Adorno. As obras selecionadas foram lidas e examinadas por análise textual, temática, interpretativa e crítica. A dissertação foi dividida em dois capítulos inter-relacionados: no primeiro, “Adorno, tempo livre e indústria cultural”, procura-se situar a obra de Adorno no contexto histórico da Escola de Frankfurt, destacando e analisando os conceitos de tempo livre e indústria cultural à luz da teoria crítica; no segundo, “Lazer e cultura – algumas aproximações”, são destacadas e analisadas as relações entre os dois temas. Nas considerações finais são enfatizadas as contribuições de Adorno para os estudos do lazer, que já vinham sendo efetuadas no decorrer do trabalho. A relação entre os dois capítulos componentes desta dissertação leva-nos a concluir que Adorno traz importantes contribuições para os estudos do lazer, a partir do momento em que estabelece uma teoria crítica da cultura, e também por suas análises do aspecto “tempo” do lazer, conferindo destaque ao tempo livre. Seus estudos podem ser situados, assim, entre as abordagens indiretas do lazer, a partir dos conteúdos culturais e das relações com as esferas das “obrigações” humanas. Por meio de suas reflexões, Adorno contribui para o entendimento da “especificidade concreta do lazer”, em contrapartida às abordagens “abstratas”, uma vez que considera o tempo livre e a cultura inseridos historicamente. Com relação aos conteúdos culturais do lazer, podemos considerar como ponto alto de sua contribuição a análise da difusão e criação da cultura e suas relações com a chamada “indústria cultural”. A análise da indústria cultural feita por Adorno, à luz da teoria crítica, representa um elemento eficaz para uma crítica à visão funcionalista do lazer, em suas várias nuanças – romântica, compensatória, moralista e utilitarista. Por outro lado, suas considerações sobre o tempo livre podem ser importantes ao se considerar o papel dos animadores socioculturais, contribuindo para a elevação de níveis no desenvolvimento do lazer das pessoas, passando de conformistas para críticos e criativos. Assim, a ação humana, no lazer, ocorreria não apenas no campo da prática, mas também no da fruição e no do conhecimento. Embora originalmente pessimista, no decorrer da obra de Adorno a tendência é o caminho para o otimismo no que diz respeito às possibilidades “utópicas” do “tempo livre”.

Abstract

The purpose of this dissertation was to analyze Adorno’s contributions to the studies on leisure, based on the relations between culture industry and free time. By emphasizing and analyzing the author’s contribution to the shaping of a possible “theory of leisure”, we seek to contribute to the theoretical basis of projects that study the relations between leisure and culture, and leisure and society. The work was conducted through literature research. The literature survey was conducted in Unimep and Unicamp’s Library System, through tools available in the internet, and in Capes’s Bank of Dissertations and Thesis. The latter was performed from 2005 to 2009, using the following keywords: leisure, culture, culture industry, free time, and Adorno. The selected works were read and analyzed through textual, thematic, interpretative, and critical analysis. The dissertation was divided into two interrelated chapters. In the first – “Adorno, free time, and culture industry” – we seek to place Adorno’s work in the historical context of the Frankfurt School, pointing out and analyzing the concepts of free time and culture industry in the light of the critical theory; in the second – “Leisure and culture: some approaches” – the relationship between both themes is emphasized and analyzed. In the final considerations, Adorno’s contributions to the studies on leisure are emphasized, although it was done throughout the whole work. From the relation between the two chapters we conclude that Adorno brings important contributions to the studies on leisure by establishing a critical theory of culture and also by his analysis on the question of “time” in leisure, giving prominence to free time. Thus, his studies can be placed among the indirect approaches of leisure, from the culture contents and the relations with the spheres of human “obligations”. Through his reflections, Adorno contributes to the understanding of the “concrete specificity of leisure”, as a counterpart to the “abstract” approaches, since free time and culture are historically inserted. As to the cultural contents of leisure, the analysis of the diffusion and creation of culture and its relations with the so-called “culture industry” may be considered an important point in his contribution. In the light of the critical theory, Adorno’s analysis of culture industry is an efficient element for a critique to the functionalist view of leisure, in its several nuances: romantic, compensating, moralist, and utilitarian. On the other hand, his considerations on free time may be important when one considers the role of the social cultural animators, contributing to a rise in the levels in the development of people’s leisure, from conformist to critic and creative. Thus, in leisure, the human action would occur not only in the field of practice, but also in the fruition and knowledge. Despite originally pessimistic, throughout Adorno’s work the trend regarding the “utopian” possibilities of “free time” is optimistic”.