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Título

CUSTOS DA NÃO-MANUTENÇÃO EM EMPRESA DE AUTOPEÇAS: UM ESTUDO DE CASO

Orientador

CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA

Autor

VALDIR DOS SANTOS GORZONI

Palavra chave

Custo de Manutenção, Custo da Não-Manutenção, Gestão da...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

20/09/2005

Nº Downloads

2879

Resumo

Este trabalho aborda uma problemática que nem sempre é obvia para muitas empresas, o custo da não-manutenção. Devido ao crescimento das exigências em termos de produtividade, disponibilidade de equipamentos, qualidade e meio ambiente, a não avaliação dos custos globais pode levar uma empresa ao fracasso. Nesse contexto, a função manutenção torna-se fundamental para o cumprimento dos objetivos estratégicos empresariais. Através de um estudo de caso, verificou-se a possibilidade do controle de custos de manutenção através do confronto dos custos de manutenção e de não-manutenção, onde o ponto de equilíbrio desses custos ocorre de modo natural, desde que se tenha o correto controle dos mesmos. Nesse estudo de caso, constatou-se a dificuldade imposta pelo sistema tradicional de custeio para o levantamento dos custos de manutenção, assim como a influência da informática na confiabilidade e rapidez das informações. Os cortes no orçamento de manutenção adotados pela empresa, sem levar em conta os custos globais, refletem o tratamento dado pelo sistema tradicional de custeio, onde há grande dificuldade na identificação das atividades desnecessárias, que não agregam valor. A avaliação dos custos da não-manutenção exige um modelo de custeio que facilite a coleta e atribuição dos custos decorrentes das ineficiências da manutenção. Com isso, torna-se possível avaliar se os objetivos estratégicos da manutenção estão em concordância com os objetivos estratégicos da empresa.

Abstract

This work approaches a problem that is not always obvious for several companies, the cost of non-maintenance. Due to the growth of the demands in productivity, readiness of equipments, quality and environment, the non evaluation of the global costs can take a company to the failure. In that context the maintenance function becomes fundamental for the execution of the managerial strategic objectives. Through a case study, the possibility of the control of maintenance costs was verified by confronting maintenance and of non-maintenance costs, where the balance point of those costs happens in a natural way, once observed the correct control of those costs. In the case study, the difficulty imposed by the traditional system of costing for the rising of the maintenance costs was verified, as well as the influence of the information system in the reliability and information quickness. The cuts in the maintenance budget adopted by the company, without analysing the global costs, reflect the treatment given by the traditional costing system, where there is great difficulty to identify the unnecessary activities that do not add value. The evaluation of the costs of the non-maintenance demands a costing model that facilitates the collection and attribution of the current costs of maintenance inefficiencies. In this way, it is possible to evaluate if the strategic objectives of the maintenance are in agreement with the strategic objectives of the company.