Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O MODELO DE GESTÃO COM PESSOAS: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DE VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Orientador

ELISABETE STRADIOTTO

Autor

SILVIO PAULA RIBEIRO

Palavra chave

Instituição de Ensino Superior, Gestão com Pessoas...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2005

Nº Downloads

2853

Resumo

O presente estudo tem como propósito analisar em que medida o Modelo de Gestão com Pessoas de uma instituição de ensino superior assume características de vantagem competitiva, segundo a proposta de Lacombe e Tonelli (2001). Na realização deste trabalho foi resgatado o conceito de estratégia e de vantagem competitiva, através da visão de vários autores; e procurou-se estabelecer a relação entre pessoas e competitividade na estratégia funcional. Além disso, foi realizada uma análise da trajetória do conceito da Área de Recursos Humanos para Gestão com Pessoas se atendo as nuances que cada termo estabelece com a discussão da estratégia. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso exploratório, que permitiu mostrar que a instituição não possui uma Gestão com Pessoas Competitiva, pois as pessoas não identificam a Gestão com Pessoas como tal, não participam e nem são informadas das decisões estratégicas.

Abstract

The present study has a purpose to analyze what way the administration model with people of a higher education institution assumes competitive advantage characteristics, according to the proposal of Lacombe and Tonelli (2001). In the accomplishment of that work the strategy concept of advantage competitiveness, was rescued by the several authors’ vision, and it tried to establish the relationship between people and competitiveness in the functional strategy. Besides, an analysis of the concept of area of human resources was accomplished for Administration with People trusting the nuances that each term establishes with the discussion of the strategy. The methodology used was the one of an exploration case study, and it made possible for us to see that the institution does not have an Administration with People, because these people do not identify the Administration with People the way it must be, do not take part in anything, and do not get informed about the strategic decisions.