Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Sistema de Medição de Desempenho paraAvaliação da Gestão de Universidades Corporativas

Orientador

MILTON VIEIRA JUNIOR

Autor

SERGIO RUGGIERO

Palavra chave

educação corporativa, universidade corporativa, gestão das...

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

27/09/2007

Nº Downloads

1584

Resumo

A Educação Corporativa, realizada através de ações estruturadas das respectivas Universidades Corporativas, é considerada um importante patrimônio de uma organização. As atividades desenvolvidas transformam-se em desafio, pois requerem demonstrações dos seus impactos na aprendizagem e nas iniciativas de treinamento, por meio do desempenho individual e corporativo. Portanto, a fim de se alcançar um aprimoramento contínuo, torna-se importante identificar objetivamente indicadores que meçam os resultados efetivos internos e externos, os quais ratifiquem os esforços da organização no sentido da difusão da educação e conhecimento corporativo, bem como do desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, o ponto focal é maximizar o potencial intelectual das pessoas nas organizações e fazer com que trabalhem de forma eficaz e competente.O presente trabalho define a aplicação de indicadores, como ferramentas de gestão estratégica, para diagnose e medição de desempenho das atividades de educação corporativa, determinando o grau de adequação e eficácia em uma organização.

Abstract

The Corporate Education performed through structured actions of respective Corporate Universities is considered an important asset in an organization. The developed activities become challenge because it requires demonstrations of their impact on the learning and training initiatives, by means of the individual and corporate performance. Therefore, in order to reach a continuous improvement, it is important to identify straight indicators that measure the effective internal and external results that confirm the organization efforts in sense of corporate knowledge and education spread, as well as of the technological development. So, the focal point is to increase the people intellectual potential in the organizations and to work on a competent way. This work defines the application of indicators as strategic management tools in order to make diagnosis and measure the corporate education activities performance, determining the adequacy level and efficacy in an organization.