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Título

CENÁRIOS POSSÍVEIS PARA O TRANSPORTE DE AÇÚCAR E DE CONTÊINERES PARA O PORTO DE SANTOS VISANDO À REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Orientador

Paulo Jorge Moraes Figueiredo

Autor

JOSÉ MANOEL FERREIRA GONÇALVES

Palavra chave

Matriz de transporte; Cargas; Ferrovias; Emissões

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

29/02/2012

Nº Downloads

2838

Resumo

O setor dos transportes mundial, que já é atualmente responsável por 23% das emissões de gases de efeito estufa relacionados com a energia, vai dobrar o uso da energia até 2050 e mais que dobrar as emissões de CO2. Para diminuir essas emissões será necessário reduzir o ritmo de crescimento da utilização de combustível nos transportes. Para isso se faz necessária uma maior eficiência energética, bem como alterações estruturais na matriz de transportes de uma forma geral e, em particular, nos deslocamentos de cargas. O Brasil, que faz parte do grupo dos BRICS, que representam atualmente quase um terço do PIB mundial e são responsáveis por 33% do uso global de energia e 37% das emissões de CO2 da queima de combustíveis, é o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa no mundo. Mas apesar do sistema brasileiro de energia ter um impacto relativamente menor sobre as emissões de gases estufa (apenas 15%) e das emissões de CO2 provenientes da queima de combustível no Brasil serem relativamente pequenas, representando apenas 1,2% das emissões globais, com uma matriz energética das mais limpas do mundo, 46% vindo de fontes renováveis, os subsetores que mais contribuem no total de emissões de gases estufa são exatamente os transportes (44%) e a indústria (28%), com dados de 2009, os que mais deverão crescer nos próximos anos. Além disso, o transporte brasileiro possui uma dependência exagerada do modal rodoviário e, apesar do país ser um dos países com menores índices de emissão de CO2 energético por habitante, a participação relativa das emissões do setor de transportes é uma das mais elevadas do mundo. Ainda, apesar de ser um dos países com as menores emissões de CO2 per capita de energia, o Brasil tem uma participação relativamente alta nas emissões do setor dos transportes, uma das maiores do mundo. Por meio desta pesquisa pôde-se demonstrar que o Brasil pode adotar dois caminhos diferentes. Por um deles, urgentemente mudar sua matriz de transportes de cargas, ou parte dela, para obter maior racionalização e, mais importante, reduzir as emissões de CO2, através de uma maior utilização das ferrovias e menor dependência das rodovias ou, por outro lado, insistir na concentração do movimento das cargas por caminhões nas rodovias, atitude que, certamente, é aceleradora da degradação ambiental no país e no mundo, causando sérias consequências para as gerações futuras.

Abstract

The global transport sector presently accounts for 23% of greenhouse gas emissions related to energy will double the energy use by 2050, which, in turn, will more than double the CO2 emissions. In order to reduce these emissions will be necessary to reduce the fuel use growth rate in the transport sector. This will require greater energy efficiency and structural changes in the transport matrix, in general, and particularly, in the loads displacements. Brazil, which is among the group known as BRICS, which currently represents nearly one third of global GDP and is responsible for 33% of global energy use and 37% of CO2 emissions from fuel combustion, is the third largest emitter of greenhouse gases in the world. But in spite of its energy system, Brazil has a relatively minor impact on the emissions of greenhouse gases (only 15%) and CO2 emissions from burning fuels. In Brazil, these emissions are relatively small; representing only 1.2% of global emissions and the energy system is one of the cleanest in the world with 46% coming from renewable sources. The sub- sectors that contribute most to the total greenhouse gas emissions in 2009 were transport and industry 44% and 28% respectively, with expectations for further growth in upcoming years. In addition, Brazil has an overdependence on highways rather than railways and it is the opinion of this author that this should be reversed. Despite being one of the countries with the lowest CO2 emissions per capita energy, Brazil has a relative share of emissions from the transportation sector is one of the highest in the world. Through this research it can be hypothesized that Brazil urgently needs to change the array of load transport, or part thereof, to obtain a more streamlined handling operation and most importantly reduce CO2 emissions by means of an increased use of the railways and less dependence on the highways or insisting on the concentration of the movement of cargo by trucks on the highways, this attitude is certainly accelerating environmental degradation in the country and the world, therefore causing serious consequences for future generations.