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Título

Formação profissional em lazer, nos cursos de Educação Física, no estado de São Paulo

Orientador

Nelson Carvalho Marcellino

Autor

ANDRÉ DE FILIPPIS

Palavra chave

Formação Profissional, Educação Física, Lazer.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/11/2012

Nº Downloads

823

Resumo

Esta pesquisa partiu do pressuposto de que os estudos do lazer podem ser vistos como uma proposta a ser discutida nos processos de formação profissional dos cursos de graduação em Educação Física, tanto por seus conteúdos culturais físico-esportivos quanto pela relação entre o lúdico e a educação, o que torna necessário repensar a construção desse conhecimento no processo de formação. A fundamentação teórica baseia-se em diversos autores, com destaque para os estudos de Marcellino (2010), que entendem o lazer como manifestação cultural,e de Isayama (2002, 2008 e 2010), que tratam da relação entre a formação superior em Educação Física e a atuação na área do lazer. Nosso objetivo foi investigar as relações entre a formação profissional em estudos do lazer e o mercado de trabalho. Para tanto, lançamos mão de pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio dos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de sites acadêmicos da internet e do Banco de Teses da Capes, nos últimos cinco anos, abrangendo as técnicas: 1)levantamento bibliográfico inicial, correspondente aos temas-chave formação profissional, educação física e lazer; 2) análise textual; 3) análise interpretativa (SEVERINO, 1993). A pesquisa documental (BRUYNE, 1991) foi utilizada para a análise dos projetos pedagógicos dos cursos e de seus planos de ensino por meio de análise de conteúdo (GIL, 2002). Os cursos foram selecionados por sua localização no Estado de São Paulo, onde o mercado de trabalho do profissional está mais desenvolvido, com três instituições particulares e três públicas. O modo de observação foi o do estudo comparativo (BRUYNE, 1991) para verificar as possíveis semelhanças ou contradições entre as universidades. Dessa forma, foram levantadas sete categorias de análises: como o lazer é citado nos projetos pedagógicos; disciplinas diretamente vinculadas aos estudos do lazer; vinculação das disciplinas com a vida; vinculação das disciplinas com relação aos conteúdos culturais do lazer; vinculação das disciplinas com relação os conteúdos físicoesportivos; relação da bibliografia básica utilizada nas ementas das disciplinas relacionadas ao lazer e a relação entre teoria/prática. Como processo discursivo,utilizamos o materialismo histórico dialético, segundo Gramsci (1978), em sua abordagem histórica dos intelectuais e na recuperação do valor de atuação no plano cultural, buscando alterações estruturais. Esta pesquisa mostra que existe relação entre a formação profissional em lazer nos cursos superiores de Educação Física e a atuação em campo; que os cursos de Educação Física são espaços para a formação profissional na área, porém deve ser abordada, também, em outros cursos pela necessidade de, pela formação, contemplar o caráter pluri e multiprofissional em busca de trabalhos interdisciplinares, inerentes à transversalidade do objeto de estudo – o lazer; e, finalmente, que, comparado a dados coletados em pesquisa anterior (ISAYAMA, 2002), o número de disciplinas diretamente ligadas aos estudos do lazer está aumentando nos cursos de Educação Física, não se reduzindo à recreação, mas contemplando as relações com outras esferas da vida, historicidade e abrangendo os diferentes conteúdos culturais.

Abstract

This research assumed that leisure studies can be seen as a proposal to be discussed in the training processes of undergraduate courses in Physical Education, both for their physical and sporting cultural contents and by the relationship between the playful element and education, which makes it necessary to rethink the construction of this knowledge in the training process. The theoretical foundation is based on several authors, with special emphasis on the studies by Marcellino (2010), who understands leisure as a cultural manifestation, and Isayama (2002, 2008 and 2010), who approaches the relationship between higher studies in Physical Education and the professional performance in the field of leisure. Our aim was to investigate the relations between professional training in leisure studies and the labor market. To do so, we made use of literature review and desk research. The literature review was performed through the Library Systems of the Methodist University of Piracicaba (Unimep) and the State University of Campinas (Unicamp), besides scholar websites and Capes’s Theses database, in the last five years, through the following techniques: 1) initial literature survey after the following key themes: professional training, physical education and leisure; 2) textual analysis, 3) interpretative analysis (SEVERINO, 1993). The desk research (BRUYNE, 1991) has been used to analyze the courses’ pedagogical projects and teaching plans by means of content analysis (GIL, 2002). The courses were selected for their location in the state of São Paulo, where the labor market is more developed in this area, and involved three public and three private institutions. Observations were made through comparative study(BRUYNE, 1991) to check the possible similarities or contradictions between the universities. Thus, we identified seven categories of analysis: how leisure is quoted in educational projects; the disciplines directly related to leisure studies; the disciplines’ link with life; the disciplines’ link with the cultural contents of leisure; the disciplines’ link with the physical and sporting contents; the basic bibliography used in the menus of leisure-related disciplines and the relationship between theory and practice. As a discursive process, it made use of dialectical historical materialism, according to Gramsci (1978), in its historical approach of intellectuals and in the recovery of the value of acting in the cultural plan, seeking structural changes. This research shows there is a relation between the professional training in leisure in the Physical Education courses and professional action; that the Physical Education courses are spaces for professional training in the area, but leisure studies must be addressed in other courses in order to contemplate the pluri and multiprofessional character, in search for the interdisciplinary works inherent to the transversality of the object of study – leisure; and finally, that compared to data collected in a previous research (ISAYAMA,2002), the number of disciplines directly related to leisure studies courses is increasing in Physical Education courses and they are not reduced to recreation, but contemplate the relations with other spheres of life, historicity and covering different cultural contents.