Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A PRODUÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA: uma análise de produção de ensino

Orientador

Cláudia Beatriz de C. N. Ometto

Autor

Helen Cristine Bido Brandt Dellosso

Palavra chave

mediação, interação, produção textual, produção de ensino.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

15/03/2012

Nº Downloads

60093

Resumo

Este trabalho tem como objetivo documentar e analisar, a produção de ensino nas relações de ensino materializadas na sala de aula, as atividades de produção de texto vividas pelos alunos considerando que a aproximação desses processos pode contribuir para a explicitação dos modos de elaboração conceitual vividos por eles, quer seja no processo de leitura extração de informações, quer seja no processo de produção de textos que indiciam suas compreensões sobre os conteúdos escolares trabalhados ou sobre a própria significação do que vem a ser o papel do produtor de textos na sociedade letrada em que estamos inseridos. Considerando que a linguagem é a mediadora deste processo o trabalho ancora-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, tal qual formulada por Vigotski (1989, 2003), articulada aos estudos de Bakhtin (2003, 2004) no campo da semiótica. Articular o trabalho docente ao processo de pesquisa é já uma opção metodológica, visto que, analisar as práticas de ensino de língua bem como os processos de significação acerca da produção de textos à luz das perspectivas apontadas requer um olhar não somente para as atividades desenvolvidas, mas para as relações que se estabelecem entre os sujeitos que estão inseridos na dinâmica interativa. Os dados produzidos nos evidenciam que a mediação da professora, em um trabalho constante de produção elaboração e reelaboração de textos escritos, possibilitam o desenvolvimento da reflexividade pelos alunos, melhorando suas produções escritas.

Abstract

This study aims to document and analyze the relationships education materialized in the classroom, the production activities of text experienced by students considering the approximation of these processes may contribute to the clarification of conceptual elaboration of the ways they lived, whether in the process of reading information extraction, either in the process of producing texts that indicate their understanding of school content or worked on the very meaning of what is to be the role of producer of texts in literate society in which we operate. Whereas language is the mediator of this process work is anchored theoretically in cultural-historical perspective of human development, as it was formulated by Vygotsky (1989, 2003), articulated the studies of Bakhtin (2003, 2004) in the field of semiotics. Articulate teaching the research process is already a methodological option, since analyzing the practices of language teaching and the significance of processes on the production of texts in the light of the perspectives outlined requires looking not only for the activities, but for the relationships that are established between subjects that are inserted into the interactive dynamics. The data produced in evidence that the mediation of the teacher in a constant work remake and production of written texts, enable the development of reflexivity by students, improving their written productions.