Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Proposta de um modelo de administração estratégica de serviços da tecnologia da informação: MAES-TI

Orientador

Orlando Roque da Silva

Autor

Luciano Silva Gomes

Palavra chave

Campos e Armas da Competição, Delphi, Estratégia, ITIL, PMBoK, Processo, Scrum,

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1486

Resumo

O objetivo desta tese é desenvolver uma proposta de modelo conceitual para administração estratégica dos serviços da Tecnologia da Informação para provedores internos. Este modelo, denominado MAES-TI (Modelo de Administração Estratégica de Serviços da Tecnologia da Informação) foi desenvolvido combinando o MCAC (Modelo de Campos e Armas da Competição), aplicado para formulação, sugestão e alinhamento estratégico; ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que possui processos para administração operacional dos serviços; e melhores práticas de gestão de projetos do PMBoK (Project Management Body of Knowledge) e Scrum, recomendadas para implantação da estratégia competitiva. Para desenvolvê-lo, foi utilizada como metodologia a modelagem de processos, a qual consiste numa representação de procedimentos utilizados para identificar, mapear, otimizar e documentar as atividades a serem seguidas, além da técnica Delphi, utilizada também na verificação do modelo, a qual se baseia em pesquisas realizadas com especialistas da área de Tecnologia da Informação (profissionais e acadêmicos), para relacionar os processos ITIL aos campos do MCAC. Para sua verificação foi elaborado um cenário a partir de uma estratégia competitiva formulada por uma instituição financeira. Como resultado deste trabalho, foi agregado, a partir do modelo proposto, uma nova abordagem estratégica para a ITIL na priorização da maturação de seus processos em função da estratégia competitiva de negócio da organização e estender a abrangência do MCAC para área de administração estratégica de serviços da Tecnologia da Informação, caracterizando os processos ITIL como armas da competição, apresentando uma proposta de alinhamento destas armas com os campos da competição.

Abstract

This work presents the development of a conceptual model for the strategic administration of services of IT (Information Technology) for internal providers. This model, named Model of Strategic Management Services, was developed by combining the Fields and Weapons of Competition Model, applied to the formulation, suggestion and strategic alignment; ITIL (Information Technology Infrastructure Library), which has processes for operational management of services; best practices in project management the PMBOK (Project Management Body of Knowledge) and Scrum, recommended to implant the competitive strategy. To develop it, was used the methodology of modeling processes, which is a representation of procedures used to identify, map, optimize and document the procedures to be followed, and the Delphi technique, used to check the model,which is based on research with IT experts (professionals and academics), to relate de fields of competition to the ITIL processes. To verification the model, was designed a scenario from a competitive strategy formulated by a financial institution. As a result of this work, has been aggregated, from the proposed model, a new strategic approach to ITIL, in the prioritization of the maturation of its processes, depending on the business competitive strategy of the organization, and extend the scope of Fields and Weapons of Competition Model for area of IT service management, featuring ITIL process as weapons of competition, by submitting the alignment of these weapons with the fields of competition.