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Título

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM UMA REDE DE COOPERAÇÃO.

Orientador

FERNANDO CELSO DE CAMPOS

Autor

ANA PAULA DA SILVA

Palavra chave

Rede de Cooperação. Inteligência Competitiva. Vantagem Competitiva, Arranjo Prod

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

990

Resumo

No atual cenário competitivo, a rede de cooperação proporciona aos proprietários de empresas de pequeno e médio porte uma possibilidade de vantagem competitiva bastante interessante. Para alcançar essa vantagem competitiva via cooperação, esses empresários buscam um fator determinante, a implantação de uma estratégia. Nesse trabalho apresenta-se uma proposta para esse fator determinante: a aplicação da inteligência competitiva (IC). Essa proposta busca identificar e detalhar os meios eficazes para utilizar a IC como ferramenta para capacitar e fortalecer ações de cooperação em uma rede de empresas. Denominou-se a proposta como COOP_IC, cooperação via IC. O método de pesquisa fez uso de pesquisa exploratória e qualitativa para o desenvolvimento dos objetivos, bem como para a estratégia de pesquisa utilizou-se do teórico conceitual para reflexão sobre a aplicação da IC em rede de cooperação. Desenvolveu-se um questionário semiestruturado para desenvolver a interpretação dos fatos e fenômenos das empresas que formam uma rede de cooperação, pela necessidade do pesquisador saber qual é o nível de importância que os empresários atribuem para a rede de cooperação. Nesse questionário adotou-se para as perguntas escalas Likert de 4 níveis (sem importância, pouco importante, importante, muito importante). A rede de cooperação pesquisada está localizada nas cidades de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), e é do setor madeireiro. Para fortalecer a estrutura desta rede, buscou-se apresentar o modelo COOP_IC como uma forma de alavancagem de cenários futuros, a partir da análise do estado atual em que as relações de cooperação dessa rede se encontram. Estima-se que, com aplicação de IC é possível se obter informações do mercado em formatos apropriados para tomada de decisão estratégica do Comitê Gestor da rede, bem como uma possível ampliação de parcerias, bem como desenvolvimento de novos projetos em conjunto com alta viabilidade econômica/sustentabilidade, entre outros descritos neste trabalho.

Abstract

In the current competitive scenery, the network cooperation provides owners of small and midsize enterprises a possibility of a competitive advantage very interesting. To achieve this competitive advantage through cooperation, these entrepreneurs seek a determining factor, the implementation of a strategy. In this work it is presented a proposal for this factor: the application of competitive intelligence (CI). This proposal seeks to identify and detail effective ways to use the IC as a tool to empower and strengthen cooperation actions in an enterprise network. Naming the proposal as COOP_IC, cooperation through IC. The research method made use of exploratory and qualitative research for the development of goals, as well as the research strategy was used for the theoretical conceptual to reflection on the application of CI in cooperation network. The method of research used exploratory and qualitative research for the development of goals, as well as the research strategy was used for the theoretical and conceptual reflection on the application of CI in cooperation network. It was developed a semistructured questionnaire to develop the interpretation of facts and phenomenons of the companies that form a cooperation network, by the need of the researcher to know what is the level of importance that employers attach to the cooperation network. This questionnaire was adopted to questions 4 level Likert scales (unimportant, less important, important, very important). The network cooperation studied is located in the cities of Porto União (SC) and União da Vitória (PR), and is the timber sector. To strengthen the structure of this network, we attempted to present the model COOP_IC as a way to leverage future scenaries, based on the analysis of the current state in which the relations of cooperation in this network are. It is estimated that, with application of IC is possible to obtain market information in formats suitable for strategic decision making of the Management Committee of the network as well as a possible expansion of partnerships, as well as developing new projects with high economic viability / sustainability, among others described in this paper.