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Título

AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO SALES AND OPERATIONS PLANNING: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ELETRÔNICO

Orientador

ALEXANDRE TADEU SIMON

Autor

TED SOARES TRINDADE

Palavra chave

Sales and operations planning, gestão de demanda, S&OP.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

06/02/2013

Nº Downloads

1669

Resumo

No contexto atual, as empresas competem em um mundo globalizado, no qual para sobreviver é fundamental a conquista de novos clientes e manter os atuais. Para tanto, as empresas têm sido forçadas a buscar melhor desempenho no mercado para garantir a sobrevivência no longo prazo. Muitas empresas têm observado no Planejamento de Vendas e Operações (Sales and Operations Planning) uma importante ferramenta para vencer os desafios do século XXI. Trata-se de um processo de planejamento contínuo caracterizado por revisões periódicas e contínuos ajustes dos planos da empresa à luz das flutuações da demanda do mercado, da disponibilidade de recursos internos e do suprimento de materiais e serviços externos. O objetivo deste trabalho é avaliar a implantação do Sales and Operations Planning e identificar os benefícios obtidos em uma empresa nacional do ramo eletrônico, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Para atingir o objetivo, o autor conduziu um estudo de caso, além da revisão bibliográfica abordando temas como S&OP e gestão da demanda. A pesquisa mostrou que houve muitos benefícios para a empresa estudada, medidos através de indicadores chave de desempenho e das respostas do quadro de benefícios.

Abstract

Currently, companies compete in a globalized world in which to survive, the key is to bring new customers and retain current ones. Therefore, companies have been forced to seek better market performance to ensure long-term survival. Many companies have seen the Sales and Operations Planning (S&OP) as an important tool to overcome the challenges of the 21st century. It is all about a continuous planning process characterized by periodic reviews and continuous adjustments of the company's plans in light of fluctuations in the market demand, the availability of internal resources and the supply of materials and external services. The objective of this study is to evaluate the implementation of the Sales and Operations Planning and identify it's benefits in a national company of electronic branch, located in the city of Campinas, state of São Paulo. To achieve such goal, the author conducted a case study, in addition to a literature review covering topics such as S&OP and demand management. The research showed that there were many benefits to the studied company, measured through key performance indicators and responses of the table of benefits.