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Título

UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Orientador

Iris Bento da Silva

Autor

Rodrigo Ribeiro de Oliveira

Palavra chave

Educação profissional e tecnológica, professor de educação profissional e tecnol

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

28/09/2012

Nº Downloads

881

Resumo

No cenário atual em que há exigências contínuas de evolução do conhecimento, aperfeiçoamento e acompanhamento dos avanços tecnológicos, a educação tecnológica e profissionalizante é um assunto que merece destaque, pois é através dela que uma grande parcela dos trabalhadores são formados para atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Um dos projetos estratégicos, mais importantes na área de ensino no país, é o dos Institutos Federais que até 2014, contarão com 562 unidades de campi em todo país. O quadro funcional no ano de 2002 contava com 8.999 professores, atualmente (2012) conta com 28.175 e deverá chegar a um total de 52.481. Isso mostra um crescimento de 583,18%. Nesse contexto, surge a necessidade de examinar a estrutura de funcionamento dos Institutos Federais, observando, entre outros aspectos, as oportunidades de melhoria relacionadas à oferta e à qualidade dos serviços educacionais prestados. O objetivo desta tese foi analisar o grau de satisfação dos professores dos Institutos Federais com a Qualidade de Vida no Trabalho, diante dos impactos de sua expansão no Brasil. Esta pesquisa caracteriza-se como mista (qualitativa e quantitativa), exploratória, descritiva, estudo de campo (entrevistas) e avaliação (survey). Com relação ao instrumento, foi utilizado o biopsicossocial e organizacional - BPSO-96, de Limongi-França. Foram realizadas 18 entrevistas com professores de cinco campi e respondidos 43 questionários. Para validar os itens do questionário e para reduzir sua dimensão, utilizou-se técnicas multivariadas de análise fatorial e componentes principais. Para estimar a proporção populacional das amostras encontradas, utilizou-se um intervalo de confiança exato para o estimador de máxima verossimilhança de “p”, neste utiliza-se a distribuição. Entre os cinco domínios avaliados, constatou-se que o domínio social foi o que apresentou o menor índice de satisfação, enquanto que o domínio psicológico foi o que apresentou maior satisfação. Por fim, o estudo com base nos testes de variância para explicar as 38 variáveis da pesquisa foi resumido a seis domínios que explicam 66,9% de todas as variáveis: São eles: Ambiente propício para pesquisa, Relacionamento no ambiente de trabalho, Estrutura pessoal de apoio aos servidores, Condições de trabalho do servidor, domínio Apoio previdenciário e social e Qualidade de vida do servidor para o desempenho de sua função. Este estudo contribuiu para o entendimento do tema ora estudado e para identificar a dinâmica da qualidade de vida dos professores das instituições pesquisadas. Para a comunidade científica o estudo é importante, pois pode contribuir para o aumento da teoria existente.

Abstract

In the current scenario where there are demands continuous development of knowledge, improvement and monitoring of technological advances, technological and vocational education is an issue that deserves attention, for it is through her that a large proportion of workers are trained to work in the labor market increasingly competitive. One of the strategic projects, the most important in the area of education in the country, is that of the Federal Institutes by 2014, will have 562 units of campuses across the country. The workforce in 2002 had 8,999 teachers, currently (2012) has 28,175 and is expected to reach a total of 52,481. This shows a growth of 583.18%. In this context, the need arises to examine the structure of the Federal Institutes of operation, noting, among other things, opportunities for improvement related to the supply and quality of educational services provided. The aim of this thesis was to analyze the degree of satisfaction of teachers of Federal Institutes with the Quality of Work Life, before the impact of its expansion in Brazil. This research is characterized as mixed (qualitative and quantitative), exploratory, descriptive field study (interviews) and evaluation (survey). Regarding the instrument was used biopsychosocial and organizational - BPSO-96, France-Limongi. 18 interviews were conducted with five campuses and teachers answered questionnaires 43. To validate the questionnaire items and to reduce its size, we used multivariate techniques of factor analysis and principal components. To estimate the population proportion of samples encountered, we used an accurate confidence interval for the maximum likelihood estimator "p", this is used to distribution. Among the five domains assessed, it was found that the social field was presented the lowest satisfaction rate, while the psychological domain showed the greatest satisfaction. Finally, the study on the basis of variance tests to explain the 38 variables of the survey was summarized six areas that explain 66.9% of all the variables are: Resulting in six areas: environment conducive to research, environmental Relationship Work, Structure servers support personnel, working conditions server, domain support and social welfare and quality of life of the server to perform its function. This study contributed to the understanding of the subject studied and prays to identify the dynamics of the quality of life of teachers of the institutions surveyed. To study the scientific community is important, because it can contribute to increasing the existing theory.