Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESTRATÉGIAS DE ENTRADA NO MERCADO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA MULTINACIONAL BRASILEIRA NA AMÉRICA DO SUL

Orientador

Profª Dr. Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Autor

EDUARDO LOPES DOS SANTOS

Palavra chave

Internacionalização de empresas. Empresas multinacionais. Estratégia organizacio

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/02/2013

Nº Downloads

1120

Resumo

A internacionalização de empresas tem sido o foco de muitos estudos, sendo abordada à luz de diferentes perspectivas. Entre a maioria deles, alguns detalham aspectos de estratégias de marcas e ampliação de atuação, enquanto outros tratam de aspectos financeiros. Em relação a outros enfoques, são atribuídas diferentes razões para a inserção de organizações no mercado internacional. Este trabalho teve por objetivo investigar as estratégias de entrada em mercados internacionais utilizadas por uma indústria brasileira atuante no setor farmacêutico que está passando pelo processo de internacionalização, denominada empresa Alfa. Para tanto, fundamentou-se em um referencial teórico acerca do tema e, com base nos dados obtidos por meio de fontes primárias, secundárias, observação direta, contatos diretos e aplicação de um questionário, elaborou-se um diagnóstico sobre o estágio de internacionalização da referida empresa. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória com estudo de caso ilustrativo. De acordo com os resultados, verificou-se que, apesar de a empresa Alfa ter ingressado em cinco países nos últimos três anos, esse curto período não permitiu ao autor deste trabalho uma profunda análise sobre o retorno financeiro obtido. Concluiu-se que, de modo geral, a internacionalização foi positiva para a empresa, pois esse processo trouxe-lhe significativos benefícios, tais como: aquisição de modernas tecnologias em produtos e sistemas e desenvolvimento de novas moléculas que, no futuro, trarão impacto financeiro positivo e novos profissionais para a organização.

Abstract

The internationalization of business has been the focus of many studies being addressed in the light of different perspectives. Among most of them, detailing some aspects of brand strategies and expansion of operations while and other about financial aspects. Compared to other approaches, are assigned different reasons for insertion organizations in the international market. This study has as objective investigate the strategies of entry into international markets used by the Brazilian industry acting in the pharmaceutical sector that is in the process of internationalization, denominated Alfa. Therefore, was based on there is a theoretical referencial and based on data collected through primary sources, secondary, direct observation and direct contacts and with the application a questionnaire, elaborated a diagnosis on the stage of internationalization of this company. The study was characterized as a qualitative exploratory study with illustrative case study. As a result, it was found that although the company Alfa had entered in five countries over the past three years, this short period does not allow to the author of this study a thorough analysis of the financial return. Was concluded that, in general, internationalization was positive for the company, as this process has brought him significant benefits such as: acquisition of modern technologies in products and systems and developing new molecules that, in future, will bring financial impact positive and new professionals to the organization.