Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

NÍVEL DE UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DO GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT NO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO

Orientador

Prof. Dr. Mário Sacomano Neto

Autor

Lineia Jollembeck Lopes

Palavra chave

gestão da cadeia de suprimentos verde; gestão da cadeia de suprimentos sustentáv

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

06/02/2013

Nº Downloads

1444

Resumo

Para Beamon (1999), a tendência de degradação ambiental indica a necessidade de mudança na filosofia de produção. O Green Supply Chain Management (GSCM) considera os efeitos ambientais nos processos da cadeia de suprimentos, desde a extração das matérias-primas até a destinação final dos produtos (EMMETT; SOOD, 2010). O GSCM vem sendo estudado e pesquisado de forma intensa nas últimas décadas, principalmente no âmbito internacional, como por exemplo, estudo realizado por Srivastava (2007) e estudos realizados na China por Zhu, Sarkis e Lai (2007) e Zhu et al. (2008b), assim como estudo realizado na Tailândia por Ninlawan et al. (2009). Apesar de o tema ser explorado internacionalmente desde a década passada, poucos estudos foram encontrados no Brasil. Este trabalho possui como principal objetivo verificar o nível de adoção das práticas do GSCM no setor automotivo brasileiro. Visando o alcance deste objetivo, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva, analítica e quantitativa, do tipo survey. A coleta de dados realizou-se através do uso de questionários padronizados, com perguntas estruturadas, objetivas e relevantes sobre o tema, os quais foram enviados via internet (web survey) para as empresas montadoras, filiadas a Anfavea e empresas de autopeças, filiadas ao Sindipeças. No total, foram recebidos 77 questionários respondidos, compondo uma amostra de 15,88% da população. Para análise dos dados, técnicas estatísticas foram utilizadas, tais como a estatística descritiva, testes exatos de Fisher, análise fatorial, análise de correlação e de regressão. Os resultados de pesquisa demonstram que a prática da gestão de resíduos é a mais adotada pelas empresas do setor automotivo brasileiro. Por outro lado, as práticas de prédios verdes e design verde são as menos adotadas. Constataram-se diferenças significativas na adoção das práticas do GSCM entre as empresas com certificação ISO 14001 e empresas não certificadas. Verificou-se também que a prática referente a parceria com fornecedores foi a variável que mais afeta os desempenhos ambientais. Com a pressão das partes interessadas para atendimento aos requisitos ambientais, este trabalho ganha importância uma vez que explora os conceitos e as práticas do GSCM que refletem o comprometimento ambiental das organizações.

Abstract

Green Supply Chain Management (GSCM) considers all the environment effects in all processes of the supply chain, from the extraction of the raw materials to the final destination of the products (EMMETT; SOOD, 2010). GSCM has been studied and researched intensively on the last decades, especially at the international level, for example, studies conducted by Srivastava (2007), studies conducted in China, by Zhu, Sarkis and Lai (2007) and Zhu et al. (2008b), as well as study conducted in Thailand by Ninlawan et al. (2009). Although the theme is explored internationally over the past decade, few studies have been found in Brazil. For Beamon (1999), the trend of environmental degradation indicates the need for change in manufacturing philosophy. The new environment era represents a new challenge for companies worldwide. The challenge is to develop different ways in industrial growth and environmental protections are integrated. Based on these aspects, this work has as main objective to check the level of application of the concepts and practices of GSCM in the Brazilian automotive sector. In order to reach this objective was developed an exploratory, descriptive, analytical and qualitative research, done through a survey. Data’s collection was carried out collected through a standardized questionnaire, with relevant and structured questions about the GSCM. This questionnaire had been sent by the internet (web survey) to the automotive companies affiliated to Anfavea and automotive parts, affiliated to Sindipeças. In total, 77 completed questionnaires were received, constituting a sample of 15.88% of the population. For data analysis, statistical techniques were used, such as descriptive statistics, Fisher exact tests, factor analysis, correlation analysis and regression analysis. The research results showed that the practice of waste management is the most widely adopted by companies in the Brazilian automotive sector. On the other hand, the practical of green design and green buildings are the least adopted. The results showed a significant differences in the adoption of the GSCM practices among companies with the ISO 14001 certified and non-certified companies. Results also showed that the practice relating to partner with suppliers was the variable that most affects the environmental performances. With the pressure from stakeholders to follow the environment requirements, this study gains importance, since it explores the concepts and practices that reflect the environmental commitment of the organizations.