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Título

ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E DAS REDES INTERNACIONAIS DA EMBRAER NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E CHINA

Orientador

Mário Sacomano Neto

Autor

ANTONIO MONTEIRO GUIMARÃES

Palavra chave

Internacionalização. Redes. Conhecimento.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

14/02/2013

Nº Downloads

1859

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o processo de internacionalização e das redes internacionais da Embraer S.A. nos Estados Unidos da América (EUA) e na China. O estudo buscou identificar a forma de entrada da empresa nos EUA e China, analisar como as redes apoiaram seu processo de internacionalização nestes países, assim como, a transferência de conhecimento, obtenção de recursos e capacitações, por meio dos relacionamentos com parceiros. Quando as organizações entram em mercados estrangeiros, através de parcerias com empresas locais, este processo é considerado como uma forma de entrada em redes. Trata-se de um mecanismo viável para gerir interdependência de recursos e, assim, uma gama de relações interpessoais e inter-organizacionais, tanto no país de origem, como no exterior são norteadas para atender as demandas específicas de ambientes locais. A perspectiva das redes internacionais no processo de internacionalização é uma combinação de relacionamentos formais e informais estabelecidos entre as partes envolvidas no processo. Além disso, é o resultado de uma interação proveniente das relações intercambiáveis entre os diversos atores das redes. Através das redes, o conhecimento do mercado, assim como, a informação e as barreiras culturais existentes entre os países fluem para diferentes empresas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada através de estudo de caso, onde foram detalhados os influxos das redes no processo de internacionalização da empresa, mediante o uso de método qualitativo. A coleta de dados ocorreu através de pesquisas em documentos disponibilizados pela Embraer e entrevistas realizadas com executivos da empresa. Partindo-se de observações empíricas, o estudo visa, sobretudo, realçar que a atuação individual de uma empresa brasileira no mercado internacional têm chances mínimas de sucesso, em virtude de a arena global ser composta de muitos outros participantes e entre estes, concorrentes com objetivos semelhantes. Com isso, foi verificado como a Embraer se internacionalizou nos EUA e China, utilizando as redes internacionais como forma de expansão econômica. A Embraer intensificou sua presença nestes países oferecendo produtos, serviços e concedendo atendimento a seus clientes, através de suas instalações industriais. A empresa incrementou seus negócios, utilizando redes de clientes, redes de cooperação e redes institucionais com as quais interagiu em seus relacionamentos com os participantes das mesmas. Mediante os relacionamentos mantidos, desenvolveu diversos recursos como: obtenção de tecnologias e know-how na área da aviação, informações mercadológicas, desenvolvimento de inovações e melhoria de sua própria eficiência tecnológica. Com isso desenvolveu também capacitações visando usufruir das oportunidades mercadológicas existentes. Diante dos resultados obtidos, espera-se desenvolver propostas de ações para o incremento da participação de empresas brasileiras no mercado externo, com base nas redes internacionais.

Abstract

The objective of this study is to analyze the internationalization process and international networks of Embraer S.A. in the United States of America (USA) and China. The study seeks to identify how the company entered in the U.S. and China, examining how networks supported its internationalization process in these countries, as well as knowledge transfer, obtaining resources and capabilities through relationships with partners. When organizations enter foreign markets through partnerships with local companies, this process is considered a form of entry into networks. This is considered a viable mechanism to manage interdependence of resources and thus a range of interpersonal and inter–organizational issues. Both in the country of origin and abroad companies are guided to meet specific local environment demands. The perspective of international networks in the internationalization process is a combination of formal and informal relationships established amongst parties involved in the process. Furthermore, it results from interchangeable relationships and interaction amongst different actor networks. Through networks, market knowledge, as well as, information and cultural barriers between the countries flow to different companies. This is an exploratory and descriptive study, through a case study where they were detailed inflows of networks in the internationalization process of the company, by using qualitative method. Data collection occurred through documents provided by Embraer and interviews with company executives. From empirical observations, the study aims mainly to enhance the individual performance of a Brazilian company in the international market where they have minimal chances of success as the global arena is composed of many other participants with similar goals. It was verified as Embraer internationalized in the U.S. and China, using international networks as a form of economic expansion. Embraer has intensified its presence in both o these countries by delivering products, services and providing assistance to customers through its manufacturing facilities. It has also increased business by using its networks with customers, cooperation networks and institutional networks with which it interacted in their relationships with other participants of the same. By using these relationships Embraer was able to obtain information about different technologies and know-how in the field of aviation. It also acquired additional market information, developing innovations and creating efficiencies. Increased market and technological knowledge allowed Embraer to develop capabilities in order to take advantage of existing market opportunities. Based on the results of the study, It is expected to develop proposals for increasing the participation of Brazilian companies in international markets.