Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PLANEJAMENTO E GESTÃO MERCADÓLOGICA DE EVENTO NA EDUCAÇÃO: O CASO ETEC POLIVALENTE

Orientador

Nadia Kassouf Pizzinatto

Autor

CINTIA ZOPPI

Palavra chave

planejamento de marketing em eventos, estratégia, gestão de eventos

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/02/2013

Nº Downloads

1745

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o processo de elaboração de um plano de marketing para eventos institucionais no setor da educação. Trata-se de pesquisa- ação participante realizada a partir de Estudo Exploratório que se fundamentou primeiramente na revisão literária e, numa segunda etapa, acompanhou o Planejamento e a gestão mercadológica de evento na educação, tomando como estudo de caso o processo de planejamento de marketing de eventos usado para implantar um evento ciclístico denominado Poli Ciclismo na instituição Educacional ETEC. Por meio da analise de dados foi possível constatar que a promoção do evento Poli Ciclismo teve uma influência na tomada de decisão dos alunos entrevistados na opção pelo curso em que estavam matriculados; esse resultado foi alcançado por ter aplicado o modelo de planejamento e gestão de marketing de eventos, incluindo todas as fases do pré, trans e pós evento. Os resultados incluem também evidências sobre o atingimento de expectativas dos patrocinadores e apoios, bem como sobre estratégias promocionais válidas para esse tipo de evento. Os resultados levaram também à sugestão de diretrizes para possíveis novos eventos da mesma natureza, além da contribuição com temáticas para novos estudos da área.

Abstract

The purpose of this study is to investigate the process of developing a marketing plan for an institutional events in the education sector. This is about research carried out from an explanatory study based primarily on a literary review, and secondly following an educational planning and marketing management event, undertaking a study in preparation for a bicycle event called Poli Cilismo at the educational institution ETEC. Through results analysis, it was noted that Poli Ciclismo event had influenced the students in the career choices they made. This result was achieved using a staged planning model and event marketing management, before, during and post event. Furthermore, the results also included evidence of sponsor targeting and support’s expectations. Moreover, the results led for possible events of the same kind. Lastly they contributed with new topics for further studies.