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Título

PROPOSTA DE UM MODELO DE ALINHAMENTO DA METODOLOGIA SEIS SIGMA COM O GERENCIAMENTO MATRICIAL DE RECEITA

Orientador

ÍRIS BENTO DA SILVA

Autor

EDUARDO TERAOKA TOFOLI

Palavra chave

Seis Sigma; Gerenciamento Matricial de Receita; Proposta de Modelo; Ferramentas

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

29/11/2011

Nº Downloads

8435

Resumo

Com o passar dos tempos surgiu uma série de programas e ferramentas sobre gestão empresarial apresentadas como estratégias de negócios capazes de revolucionar e resolver o processo gerencial, entre os que emergiram está o Seis Sigma e o Gerenciamento Matricial de Receita - GMR. O Seis Sigma é uma metodologia que ajuda na diminuição da variabilidade que ocorre no processo produtivo, a fim de melhorá-los e o GMR é um método que auxilia o departamento de vendas por meio do controle cruzado dos produtos com o mercado, na busca de melhorias da receita. Com isso, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver uma proposta de modelo para alinhar e viabilizar a utilização do programa Seis Sigma no Gerenciamento Matricial de Receita, pois dessa forma será possível verificar se realmente a união de duas metodologias podem melhorar o resultado empresarial. Para atingir o objetivo da tese e validar o modelo proposto, foi realizado uma proposta inicial de modelo para análise e alinhamento do Seis Sigma com o GMR. Após essa etapa, foi realizado uma profunda revisão da literatura e uma pesquisa de campo, por meio do estudo multicasos em empresa de grande porte do setor de industrialização de couro e do setor alimentício, localizadas na região noroeste do estado de São Paulo. Após a pesquisa de campo, foi reavaliado a proposta do modelo inicial, incluindo algumas etapas dentro de suas fases de implantação, surgindo, a proposta final do modelo. Com a pesquisa, percebeu-se que as empresas caminham em sentidos opostos quanto a aplicação das metodologias e ao seu resultado, concluindo assim que a metodologia Seis Sigma e o GMR quando aplicados de maneira eficaz conseguem gerar bons resultados para a empresa, com relação à diminuição da variabilidade da produção, melhorias do processo e produtos, satisfação dos clientes e consequentemente melhoria na sua receita, e quando há um alinhamento preciso entre as duas ferramentas, o resultado operacional e financeiro, além dos ganhos em produtividade, diminuição de retrabalhos, entre outros, é ainda maior, fazendo com que o modelo proposto pelo autor seja viável para sua implementação na busca de melhores resultados.

Abstract

With the passage of time came a series of programs and tools on business management strategies presented as capable of revolutionizing business and solve the managerial process, is emerging between the Six Sigma and Management Revenue Matrix - GMR. Six Sigma is a methodology that helps in reducing the variability that occurs in the production process in order to improve them and the GMR is a method that helps the sales department via the cross control products to the market in search of improvements revenue. Thus, the main objective of this study was to develop a proposed model to align and enable the use of Six Sigma program in Revenue Management Matrix, because that way you can really see if the union of two methodologies can improve business results. To achieve the goal of the thesis and validate the proposed model, an initial proposal was made as a model for analysis and alignment of Six Sigma with the GMR. After this stage, was conducted a thorough review of the literature and field research, by studying multicases large company in the sector of manufacturing of leather and food industry, located in the northwestern region of São Paulo. After the fieldwork, the proposal was revised the initial model, including some steps within its phases of implementation, emerging, end of the proposed model. Through research, we noticed that companies go in opposite directions on the application of methodologies and their results, thus concluding that the Six Sigma methodology and the GMR when applied effectively can yield significant results for the company with respect to decreased the variability of the production process and process product improvements, customer satisfaction and consequently improved its revenue, and when there is a precise alignment between the two tools, the operating and financial results, in addition to gains in productivity, reduced rework, and others is even greater, making the model proposed by the author is feasible for implementation in search of better results.