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Título

O PAPEL DAS POLÍTICAS DE APOIO E FOMENTO PARA EXPORTAÇÃO DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS DE SEMI JOIAS DE LIMEIRA – SP

Orientador

Christiano França da Cunha

Autor

MURILO OLIVERIO LELIS

Palavra chave

Micros e pequenas empresas (MPE’s); Exportação; Políticas e órgãos de apoio...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

14/02/2013

Nº Downloads

2867

Resumo

O Brasil a cada dia que passa consolida sua postura como país com grande potencial exportador, porém as Micros e Pequenas Empresas (MPE’s) nacionais, mesmo representando mais de 99% das empresas devidamente registradas no Brasil e correspondendo a mais de 40% do total de empregos gerados no território nacional, não possuem representatividade expressiva das exportações nacionais (SEBRAE, 2011). Quando se trata do cenário das exportações, a presença das MPE’s no cenário internacional é muito pequena, do volume total das exportações nacionais as MPE’s atingem apenas 1% deste montante (MDIC / SECEX, 2010). O setor abordado nesta dissertação foi o de semi joias do pólo da cidade de Limeira, em virtude de seu perfil exportador e importância no cenário nacional. No ano de 2011, as exportações deste pólo corresponderam a 50% das exportações brasileiras (IBGM, 2012). Este presente trabalho tem como objetivo avaliar o papel das políticas de apoio e fomento para exportação das micros e pequenas empresas exportadoras de semi joias do pólo de Limeira, sendo o espaço amostral composto por quatro empresas que já atuam com exportações aliado a associação representativa do setor (ALJ). Desta forma busca-se entender qual a real relação entre as dificuldades destas MPE’s exportadoras e as políticas de apoio e fomento a exportação já existentes. O método de pesquisa é de natureza qualitativa por meio de levantamento de dados primários coletados através de estudos de casos com MPE’s exportadoras deste segmento do pólo de Limeira e também através de dados secundários oriundos de órgãos governamentais e literatura da área.

Abstract

Brazil each day is consolidating his position as a country with great export potential, but the Micro and small national companies (MSC), even representing 99% of companies registered in Brazil and more than 40% of total employments, have no significant representation in the segment of exportation (SEBRAE, 2011).When analyzed the exports scenario, the presence of MSC in the international market is very small, considering the total volume of national exports, MSC reach only 1% of this amount (MDIC / SECEX, 2010). The sector covered in this dissertation was the semi jewelry from city of Limeira, due its export profile and importance on the national scene. In 2011, exports from this pole corresponding to 50% of Brazilian exportation (IBGM, 2012). This present study aims to evaluate the role of support policies and export promotion of micro and small companies exporting semi jewelry pole Limeira, the sample is composed with four companies that already operate with exports, which are associated in a coupled with association that representing the sector (ALJ). Thus we seek to understand what is the real relationship between these difficulties MSE exporters and policies to support and promote the existing export. The method is a qualitative survey using primary data collected through case studies with MSE export this segment pole Limeira and also through secondary data from governmental agencies and literature.