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Título

Proposta de implantação do Programa de Qualidade Seis Sigma em empresas de pequeno porte: Um estudo de caso em uma prestadora de serviço de usinagem sob encomenda.

Orientador

André Luis Helleno

Autor

Daniel Morya de Almeida Caruso

Palavra chave

Seis Sigma; Qualidade; otimização, processo de fabricação, usinagem, pequena emp

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

14/03/2011

Nº Downloads

947

Resumo

Com o avanço da competitividade na era global, as empresas buscam pelo aumento da produtividade e qualidade de seus produtos através de tecnologia de otimização de processos, como o Programa de Qualidade Seis Sigma, em que há um rigoroso e disciplinado método, para se alcançar a meta da melhoria. Este trabalho explora novos aspectos do Programa de Qualidade Seis Sigma com abordagens e voltadas para melhoria do processo produtivo de uma pequena empresa de serviços de usinagem não seriados, demonstrando que este tipo de empresa pode ter acesso a essa tecnologia de melhoria de processo, que hoje ajudam as grandes empresas a terem uma manufatura de classe mundial. O trabalho ainda apresenta uma caracterização do Programa de Qualidade Seis Sigma, através de um modelo adaptado, em que as abordagens estatísticas e estratégicas, são examinadas com a preocupação de se encontrar as dificuldades e fatores de sucesso assumido pelo Programa, para que possa auxiliar na implementação em uma pequena indústria de serviços sob encomenda. Esses aspectos importantes são organizados e demonstrados passo a passo como utilizar o Programa e suas ferramentas estatísticas e estratégicas pela organização, verificando o quanto pode ser enfatizado. Como metodologia, primeiramente há um levantamento bibliográfico da teoria do Programa de Qualidade Seis Sigma, fornecendo uma estrutura de proposições sobre como está relacionado com um melhor desempenho no processo produtivo de uma empresa, seguido pelo estudo de caso, que tem como objetivo reduzir o atraso de entrega através de uma proposta adaptada à realidade da pequena empresa, e fornecer uma sistematização de implantação, trazendo como resultado, uma redução no atraso de entrega (80%), redução do desvio padrão (65%) e obtenção de novas ferramentas de visualização, de controle e de gestão, além de melhorias, cultural e estratégica.

Abstract

With the improvement of competitiveness in the global time, companies seek to increase productivity and quality of its products through optimization technology processes such as Six Sigma Quality Program, in which there is a rigorous and disciplined method to achieve goal of improvement. This paper explores new aspects of Six Sigma Quality Program and approaches aimed at improving the production process of a small services company machining non-serial, demonstrating that this type of business can have access to this technology for process improvement, today help enterprises to have a world class manufacturing. The work also presents a characterization of the Six Sigma Quality Program, through an adapted model in which the statistical approaches and strategies are examined with care to meet the difficulties and success factors made the program so that you can help implementation in a small industry of custom services. These important aspects are organized and shown step by step how to use the Program and its strategic and statistical tools for organizing, checking how much can be emphasized. The methodology is primarily a bibliography of theory Six Sigma Quality Program, providing a framework of propositions about how it is related to better performance in the production process of a company, followed by case study, which aims to reduce the backlog of deliveries through a proposal with the reality of small business, and provide a systematic deployment, with the result, a reduction in late delivery (80%), reducing the standard deviation (65%) and acquisition of tools news to visualize, control and management, and improvements, cultural and strategic.