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Título

A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa

Orientador

Maria Cecília Carareto Ferreira

Autor

Sílvia Ester Orrú

Palavra chave

A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

24/03/2006

Nº Downloads

1149

Resumo

O presente trabalho discute a constituição da linguagem do aluno com autismo na perspectiva da abordagem histórico-cultural enfocando a Comunicação 20 Suplementar Alternativa (CSA) no processo de educação como um recurso que apóia a promoção do desenvolvimento da linguagem deste aluno. Nesta perspectiva, garantimos a inserção de oito alunos com autismo em contextos culturais significativos onde ocorre uma diversidade de relações sociais, junto à função mediadora das ações pedagógicas apoiadas por sinais ictóricos e os signos da fala que ocupam destaque. Evidenciamos que o apoio dos sinais da CSA favorece a evolução do desenvolvimento de sua linguagem, roporcionando-lhes, inclusive, um melhor desempenho no que se refere aos aspectos globais de seu desenvolvimento, com impacto positivo na qualidade de vida relacional junto às pessoas com quem convive. Aqueles alunos que não lograram estabelecer um significado para as figuras, mantiveram seus níveis de desenvolvimento aparentemente sem alterações.

Abstract

The aim of the present study was to discuss language construction in austistic students in a historic-cultural context using Augmentative and Alternative Communication as an educational tool to promote language development. Pedagogic support based on Picture Communication Symbols associated to speech signs underlies research in eight autistic children with different cultural and social backgrounds. Thus, in responding children, it was possible to observe language development which was accompanied by improved personal development and life quality including family social interaction. Those children's who didn't be able to understood the pictures, apparently have no development alterations.