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Título

MÉTODOS DE CUSTEIO E FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Orientador

Prof. Dr. Clovis Luis Padoveze

Autor

LUCAS CERQUEIRA LAZIER

Palavra chave

Instituição de Ensino Superior - IES, custos, métodos de custeio, formação de...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

1192

Resumo

A pesquisa tem como objetivo identificar o método de custeio e abordagem de formação de preços de venda mais adequados a uma instituição de ensino superior. Como proposição compreende-se que as instituições de ensino superior filantrópicas, sem fins lucrativos, devem considerar essas questões, pois precisam apresentar superávit para poder investir e, desse modo, garantir a qualidade e continuidade do negócio. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso ilustrativo. Dividiu-se em etapas, a primeira caracterizou-se como estudo exploratório, buscando-se em dados secundários como dissertações, livros, artigos e outros estudos, permitindo a construção do referencial teórico referente aos métodos de custeio, como: absorção; integral; RKW; activity based cost (ABC); variável; direto; teoria das restrições; e as abordagens de formação de preços de venda: orientada pelo mercado (demanda e concorrência); orientada pela Teoria Econômica; orientada pelos custos; custo meta; ciclo de vida dos produtos; simulação; custo de serviços; compound pricing; target pricing. Na segunda etapa realizou-se apresentação da instituição objeto de estudo onde identificou-se os métodos de custeio e abordagem de formação de preço de venda adotados. A partir da análise foi proposto modelo adequado para gestão dos custos e formação do preço de venda. Verificou-se e indicou-se para a IES que o modelo mais adequado para a tomada de decisão é o custeio direto. Em relação à formação do preço de venda, identificou-se a necessidade de fixar o preço pautado em duas etapas. Na primeira deve ser usado o compound pricing e na segunda etapa, deve ser utilizada a abordagem de simulação. Por fim, a aplicação e utilização dos modelos propostos foram justificadas.

Abstract

The research seeks to identify the best suitable costing method and pricing approach for a higher education institution. It is imperative for the philanthropic higher education institutions to consider these issues, because they need a surplus to be able to invest and thus ensure the quality and continuity of business. The study comprehends a qualitative research, with an illustrative case study. It is divided in two stages: the first had an exploratory character. It sought in secondary data such as dissertations, books, articles and other studies the required inputs for the construction of a theoretical framework regarding costing methods, such as: absorption costing; full costing; RKW; activity based costing(ABC); variable/direct costing; theory of constraints; and pricing approaches: according to the market (demand and competition); according to the economic theory according to the cost; target costing; product life-cycle; simulation; cost model of services; compound pricing; target pricing. In the second stage the institution object of study was presented and its costing method and pricing approach identified. In consideration of this data a more suitable model for cost management and pricing formation was proposed. It has been verified and suggested to the institution that the most appropriate model for decision making is the direct costing. Regarding the pricing formation, it has been identified the need to set the price in two steps. In the first step the compound pricing should be used and in the second, the simulation approach. The proposed models were justified.